Setor Diocesano das Pastorais Sociais se reúne para articular e planejar ações

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

No último dia 22 de setembro, os membros do Setor Diocesano das Pastorais Sociais se reuniram para traçar estratégicas e planejar ações. O encontro se deu na Mitra Diocesana, em Colatina, e contou com a presença dos coordenadores das pastorais sociais e convidados. O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, também participou do momento.

O grupo refletiu sobre o seu papel na Diocese de Colatina e frente às exigências da questão social, além de definir estratégias de atuação, fortalecimento e organização das pastorais sociais de maneira orgânica. Na presença de dom Wladimir, cada pastoral apresentou o atual cenário de ação, os avanços, desafios e perspectivas.

“Foi uma tarde abençoada. Ficou claro o belo e grandioso trabalho realizado pelas pastorais sociais em nossa Igreja Particular. O Setor Diocesano das Pastorais Sociais, criado recentemente em nossa Diocese, é um avanço na consolidação de ações sociais efetivas juntos aos excluídos e excluídas”, observa a articuladora diocesana das Pastorais Sociais, Aline Costa Martins Melotti.

Participação

A reunião contou com a participação do coordenador diocesano de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva, do presidente da Cáritas Diocesana, Amauri Caser, e dos coordenadores diocesanos das pastorais da Criança (Fátima Roldi), do Menor (Kézia Santos), da Sobriedade (Eumarque Candido), Carcerária (Camille Santana) e da Saúde (Pe. Deoclécio Tonon), além da coordenadora do Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente (Sandra Scotá) e da secretária da Fazenda da Esperança, Andreia Caetano.

Conheça o Setor Diocesano das Pastorais Sociais

O Setor Diocesano das Pastorais Sociais tem duplo caráter: por um lado, representa uma referência para toda a ação social da Igreja, em termos de assessoria, elaboração de subsídios e reflexão teórica; por outro lado, é um espaço de articulação das pastorais sociais e organismos no desenvolvimento de ações específicas no campo sócio-político.

Este setor deve articular ações em nível diocesano, encontros com representantes das coordenações de cada pastoral, procurando incentivar e estimular as diversas instâncias da Igreja. O setor também desenvolve atividades comuns para reforçar a incidência e a eficácia da ação social da Igreja, possibilitando mais visibilidade a cada ação, unindo o conjunto das pastorais numa integração permanente.

O setor é responsável por manter vivo este espaço de articulação: intercâmbio de experiências, soma de esforços e programação de atividades conjuntas. Fazem parte dessa rede o bispo diocesano, o coordenador diocesano de pastoral, o articulador diocesano das pastorais sociais e os coordenadores diocesanos das pastorais sociais.

Atualmente existem, na Diocese de Colatina, as seguintes pastorais sociais organizadas com coordenação diocesana: Menor, Criança, Carcerária, Saúde, Sobriedade, além da Cáritas.

Fonte: Diocese de Colatina

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: