MAIO LARANJA: Território da Paz participa de ação em combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

No dia 16 de Maio, no bairro Ayrton Senna, foi realizada uma Caminhada Faça Bonito, promovida pelo Território da Paz (Cáritas), CRAS Ayrton Senna, CEIM Tereza Maria da Silva Gomes, EMEIEF Benildo Bragatto Escola, EMEF João Manoel Meneghelli e Associação de Moradores, saindo da Escola Benildo Bragatto e encerramento no CRAS.

A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional, onde é lembrado pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo é mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, que as crianças e adolescentes merecem ter uma vida com garantia do direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, saudável e sem violência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, dos 204 milhões de crianças com menos de 18 anos, 9,6% sofrem exploração sexual, 22,9% são vítimas de abuso físico e 29,1% têm danos emocionais. Os dados mostram que, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil. Este número pode ser ainda maior, já que muitos casos não são denunciados.

Dia 18, é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A data foi escolhida para relembrar o crime bárbaro que chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES). O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Fique atento e em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual infantil, denuncie:

Disque 100

Conselho Tutelar Central – 3721-1466/ 99906-6531

Conselho Tutelar São Silvano – 3721-4655/99905-3453

Polícia Militar – 181

DPCAI Colatina (Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Idoso: 3177-7120