Mater Christi oferece formação para Cuidadores de criança

Aconteceu ontem (18/06), no Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi, um momento de formação para a equipe de trabalho, que contou com a colaboração da pedagoga e diretora do Colégio Marista de Colatina, Maria Goretti Machado.

Maria Goretti abordou no encontro o sentimento de amor próprio, autoconhecimento e usou a dinâmica de grupo para realização de uma avaliação pessoal em relação à vida e a missão escolhida de cuidar do outro. Ela tratou também sobre as fases do desenvolvimento infantil e situações que circundam a adolescência, deu dicas de atividades para serem realizadas com as crianças e adolescentes acolhidas para que possam, na vivência do acolhimento institucional, experimentarem momentos reparadores que os auxiliem a superar os traumas vividos pelas violências sofridas.

A assistente social Ana Paula Fonseca Costa – responsável pelas formações internas da instituição -, relatou que nos últimos anos os cuidadores receberam informações relacionadas ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes, contudo é necessário ir além dos conhecimentos técnicos e oferecer a esses profissionais momentos de cuidados consigo. “É inegável que o cuidar é muito exigente e pode levar o cuidador ao estresse. Especialmente se o cuidado constitui como deve ser; não um ato esporádico, mas uma atitude permanente e consciente. Somos limitados, sujeitos ao cansaço e à vivência de pequenos fracassos e decepções. Precisamos ser cuidados, caso contrário, nossa vontade de cuidar se enfraquece”, finalizou Ana Paula.