“TODAS AS FORMAS DE VIDA IMPORTAM”: Grito dos Excluídos e Excluídas marca o dia da Independência em Colatina com clamor por justiça e igualdade social

No próximo sábado, 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, será realizado em todo o país o “Grito dos Excluídos e Excluídas”, um evento pacífico e democrático que chega à sua 30ª edição. Em 2024, o tema do evento é “Vida em Primeiro Lugar!” com o lema “Todas as formas de vida importam! Mas quem se importa?”, convidando a sociedade a refletir sobre a importância de todas as vidas e a urgência de ações concretas que as protejam.

Em Colatina, a manifestação será conduzida pela Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Colatina, com a participação de diversas comunidades e paróquias. O representante diocesano da Comissão, Genivaldo José Lievore, informou que a programação começará às 8h na comunidade católica Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Ayrton Senna, próximo à Caixa D’água. Após a acolhida inicial, os participantes seguirão em uma caminhada que culminará em um ato ecumênico com partilhas e reflexões sobre as causas do movimento.

O “Grito dos Excluídos e Excluídas” surgiu como uma iniciativa da 2ª Semana Social Brasileira promovida pela CNBB entre 1993 e 1994, consolidando-se como um espaço de articulação, denúncia, resistência e criação de novas formas de luta. Além de destacar as desigualdades sociais, o movimento cobra do Estado políticas públicas de inclusão social e econômica que protejam a vida e o meio ambiente, reafirmando seu compromisso com os direitos humanos e a dignidade de todos.

Com 30 anos de história, o “Grito dos Excluídos e Excluídas” continua sendo uma importante manifestação popular em Colatina e em todo o Brasil, mobilizando centenas de pessoas e reforçando o apelo por um país mais justo, inclusivo e solidário.