Obra Social Santa Luzia e Pestalozzi: unidas para falar de família e pessoa com deficiência

A Obra Social Santa Luzia e a Associação Pestalozzi, ambas entidades sociais localizadas em Pancas, se uniram para promover um seminário sobre pessoas com deficiência, aproveitando que, em agosto, realiza-se nacionalmente a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na última semana (21/8) e envolveu pais e responsáveis pelos atendidos das duas entidades.

O tema em debate foi “Família e Pessoa com Deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. “O assunto em discussão é comum às duas entidades e assim unimos nossas forças no intuito de aproximarmos os nossos propósitos e alcançarmos um bom resultado junto aos familiares”, explicou Silvio Justino, colaborador da Pestalozzi. .

“Passamos um excelente dia juntos, com palestras e depoimentos, compartilhamos conhecimento, pudemos expressar sentimentos e opiniões, e, sobretudo, pudemos ouvir e trocar experiências de vida com aqueles que têm propriedade para dialogar sobre os filhos e as dificuldades diárias, que são os familiares. Acreditamos que os objetivos foram alcançados, tendo em vista que tivemos uma participação importante de todos aqueles que se dispuseram a se fazer presentes nesse dia, enfatizando o protagonismo dos familiares que foram envolvidos ativamente nesse processo”, comemorou Silvio.

A Obra Social Santa Luzia é uma entidade filial da Cáritas Diocesana de Colatina que oferece atividades lúdicas e educativas a crianças e adolescentes em risco social do município de Pancas. Já a Associação Pestalozzi de Pancas vem realizando um trabalho diferenciado junto aos seus alunos e usuários, pautando suas ações na valorização das pessoas com deficiência e fomentando o desenvolvimento de sua autonomia, participação, inclusão e convívio social, pois a entidade acredita nas habilidades e potencialidades de seu público, quando devidamente estimuladas.