Economia solidária: conheça o trabalho do Sítio Quatro Irmãos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Em um cantinho aconchegante do interior de Colatina, encontra-se o Sítio Quatro Irmãos. O visitante logo nota o sobrado rústico, de arquitetura pomerana, muito bem preservado. A construção possui quase 100 anos e é um convite a um passeio bucólico pela história.

Há alguns meses, esse local privilegiado passou a receber hóspedes interessados em fugir do estresse da cidade. Além de desfrutar do clima de tranquilidade, é possível também explorar a natureza. Há trilhas para motos, bicicletas e caminhadas.

E o que diferencia o Sítio Quatro Irmãos de outras iniciativas parecidas? Por lá, a economia solidária embasa o negócio. “A economia solidária é uma forma justa e cooperativa de favorecer o desenvolvimento local. Empreendimentos assim contribuem para a transformação social e econômica do Brasil”, observa a coordenadora da Cáritas Diocesana de Colatina, Aline Costa Martins Melotti.

Por meio de seu Projeto de Economia Solidária e Sustentabilidade (Proes), a Cáritas incentiva iniciativas como essa, colaborando especialmente na capacitação para a gestão do negócio.

Cooperação para oferecer um bom serviço

O Sítio Quatro Irmãos fica na localidade de Córrego Santinho, zona rural do distrito de Baunilha, e oferece serviço de hospedagem com pensão completa a um valor de R$50,00. São três quatros, sótão e área para eventos. Consegue acolher 20 pessoas e está preparado para sediar eventos e retiros. A alimentação também está incluída e é fornecida por um dos grupos produtivos que também atende à filosofia da economia solidária: a Blaser Produtos, que fica bem próxima ao sítio.

Juntos, esses dois empreendimentos agregam valor e têm atraído um número cada vez maior de pessoas, criando ali um roteiro promissor de agroturismo. A Cáritas acompanha esses empreendimentos desde maio deste ano e pretende continuar dando suporte para que os negócios prosperem.

O Sítio Quatro Irmãos e a Blaser Produtos fazem parte do “Empreendimento Solidário Sabores e Saberes”, uma organização que conta com cinco grupos produtivos formados por mais de 20 pessoas, entre familiares e amigos da região.

Cenário de filme

Uma curiosidade: a região de Córrego Santinho, onde ficam o Sítio Quatro Irmãos e a Blaser Produtos, foi cenário para um filme de terror, que estreou em abril deste ano. O diretor e roteirista Klaus’Berg Bragança é de Colatina e frequentava o lugar na infância. Durante os dias de filmagem, a equipe se hospedou no Sítio Quatro Irmãos e em casas vizinhas. O longa-metragem “Destino das Sombras” contou com a participação da comunidade local nas gravações.

Quer conhecer?

Sítio Quatro Irmãos

Endereço: Córrego Santinho – Baunilha – Colatina (ES)

Telefone: (27) 99806-1015

Blaser Produtos

Endereço: Córrego Santinho – Baunilha – Colatina (ES)

Telefone: (27) 99710-3563 / 99934-5261

E-mail: sianribeiroelziane@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/blaser.produtoscaseiros/

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: