Economia solidária: conheça o trabalho do Sítio Quatro Irmãos

Em um cantinho aconchegante do interior de Colatina, encontra-se o Sítio Quatro Irmãos. O visitante logo nota o sobrado rústico, de arquitetura pomerana, muito bem preservado. A construção possui quase 100 anos e é um convite a um passeio bucólico pela história.

Há alguns meses, esse local privilegiado passou a receber hóspedes interessados em fugir do estresse da cidade. Além de desfrutar do clima de tranquilidade, é possível também explorar a natureza. Há trilhas para motos, bicicletas e caminhadas.

E o que diferencia o Sítio Quatro Irmãos de outras iniciativas parecidas? Por lá, a economia solidária embasa o negócio. “A economia solidária é uma forma justa e cooperativa de favorecer o desenvolvimento local. Empreendimentos assim contribuem para a transformação social e econômica do Brasil”, observa a coordenadora da Cáritas Diocesana de Colatina, Aline Costa Martins Melotti.

Por meio de seu Projeto de Economia Solidária e Sustentabilidade (Proes), a Cáritas incentiva iniciativas como essa, colaborando especialmente na capacitação para a gestão do negócio.

Cooperação para oferecer um bom serviço

O Sítio Quatro Irmãos fica na localidade de Córrego Santinho, zona rural do distrito de Baunilha, e oferece serviço de hospedagem com pensão completa a um valor de R$50,00. São três quatros, sótão e área para eventos. Consegue acolher 20 pessoas e está preparado para sediar eventos e retiros. A alimentação também está incluída e é fornecida por um dos grupos produtivos que também atende à filosofia da economia solidária: a Blaser Produtos, que fica bem próxima ao sítio.

Juntos, esses dois empreendimentos agregam valor e têm atraído um número cada vez maior de pessoas, criando ali um roteiro promissor de agroturismo. A Cáritas acompanha esses empreendimentos desde maio deste ano e pretende continuar dando suporte para que os negócios prosperem.

O Sítio Quatro Irmãos e a Blaser Produtos fazem parte do “Empreendimento Solidário Sabores e Saberes”, uma organização que conta com cinco grupos produtivos formados por mais de 20 pessoas, entre familiares e amigos da região.

Cenário de filme

Uma curiosidade: a região de Córrego Santinho, onde ficam o Sítio Quatro Irmãos e a Blaser Produtos, foi cenário para um filme de terror, que estreou em abril deste ano. O diretor e roteirista Klaus’Berg Bragança é de Colatina e frequentava o lugar na infância. Durante os dias de filmagem, a equipe se hospedou no Sítio Quatro Irmãos e em casas vizinhas. O longa-metragem “Destino das Sombras” contou com a participação da comunidade local nas gravações.

Quer conhecer?

Sítio Quatro Irmãos

Endereço: Córrego Santinho – Baunilha – Colatina (ES)

Telefone: (27) 99806-1015

Blaser Produtos

Endereço: Córrego Santinho – Baunilha – Colatina (ES)

Telefone: (27) 99710-3563 / 99934-5261

E-mail: sianribeiroelziane@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/blaser.produtoscaseiros/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts