Cáritas de Colatina participa de encontro do MAGRE em Vitória

Aconteceu de quinta-feira (23) a sábado (25) o Curso do MAGRE (Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências), da Cáritas Brasileira, promovido pelo Regional Espírito Santo. O encontro aconteceu em Vitória (ES) e contou com a participação de todas as Cáritas Diocesanas do estado.

O curso foi assessorado pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que integram o GRID – Grupo de Gestão de Risco e Desastres. O Grid é formado por uma equipe multidisciplinar, que conta com pesquisadores das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geografia, Química, Arquitetura, Estatística, Biologia, Serviço Social e Comunicação Social, estudando temas relacionados aos riscos de desastres. O grupo foi criado em 2009, dentro do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e entre as linhas de atuação estão o mapeamento de áreas de risco, análise de ocorrências (de desastres naturais, incêndios, acidentes com cargas perigosas), estudo de soluções para minimizar prejuízos humanos e materiais através do uso de medidas estruturais e não-estruturais.

Os agentes da Cáritas no Espírito Santo, puderam aprofundar a compreensão a respeito dos fatores de risco e a respeito dos desastres, duas situações que se configuram como problema permanente agravado especialmente onde a população se encontra em condição de vulnerabilidade social, e puderam ainda, compartilhar experiências de trabalhos e realizar um treinamento prático, por meio da visita de campo à Comunidade São Benedito, em Vitória/ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts