Cáritas de Colatina participa de encontro do MAGRE em Vitória

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Aconteceu de quinta-feira (23) a sábado (25) o Curso do MAGRE (Meio Ambiente Gestão de Riscos e Emergências), da Cáritas Brasileira, promovido pelo Regional Espírito Santo. O encontro aconteceu em Vitória (ES) e contou com a participação de todas as Cáritas Diocesanas do estado.

O curso foi assessorado pelos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que integram o GRID – Grupo de Gestão de Risco e Desastres. O Grid é formado por uma equipe multidisciplinar, que conta com pesquisadores das áreas de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Geografia, Química, Arquitetura, Estatística, Biologia, Serviço Social e Comunicação Social, estudando temas relacionados aos riscos de desastres. O grupo foi criado em 2009, dentro do programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e entre as linhas de atuação estão o mapeamento de áreas de risco, análise de ocorrências (de desastres naturais, incêndios, acidentes com cargas perigosas), estudo de soluções para minimizar prejuízos humanos e materiais através do uso de medidas estruturais e não-estruturais.

Os agentes da Cáritas no Espírito Santo, puderam aprofundar a compreensão a respeito dos fatores de risco e a respeito dos desastres, duas situações que se configuram como problema permanente agravado especialmente onde a população se encontra em condição de vulnerabilidade social, e puderam ainda, compartilhar experiências de trabalhos e realizar um treinamento prático, por meio da visita de campo à Comunidade São Benedito, em Vitória/ES.

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: