Diocese de Colatina lança Cartilha Social, dentro das comemorações pelos seus 25 anos

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

A Diocese de Colatina acaba de lançar sua Cartilha Social, documento que reúne todas as pastorais sociais e a Cáritas Diocesana. Em sintonia com o atual Projeto Diocesano de Evangelização e com as comemorações pelos 25 anos da Diocese, a Cartilha Social nasce com o propósito de mostrar a todos o “rosto social” da Igreja Particular de Colatina, todas as iniciativas realizadas, os públicos beneficiados, a abrangência e o objetivo de cada ação social.

O objetivo da Cartilha Social, portanto, é informar ações da Pastoral Social, que é composta por cinco pastorais sociais e um organismo: Pastoral da Sobriedade, da Criança, do Menor, da Saúde, Carcerária e Cáritas Diocesana.

O lançamento oficial do documento aconteceu no último dia 15 de julho, durante a missa em ação de graças pelos 25 anos de instalação da Diocese de Colatina, ocorrida na Catedral. Na ocasião, representantes de todas as pastorais sociais e Cáritas estiveram presentes. O documento foi apresentado pelo padre Joseumar Miranda da Silva, que é o articulador diocesano das pastorais sociais.

Os interessados em conhecer a Cartilha Social devem entrar em contato com sua paróquia ou procurar as pastorais sociais e Cáritas na Diocese de Colatina.

A seguir, confira a mensagem que padre Miranda proferiu na oportunidade:

Diz o próprio Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (cf Jo 10,10). Como continuadora da missão de Jesus, a Diocese de Colatina, ao longo desses 25 anos, coloca-se a serviço da vida, a fim de que todos possam participar plenamente da vida em Cristo.

A Cartilha Social vem mostrar parte da caminhada da Igreja Particular de Colatina em favor daqueles que se encontram caídos à beira do caminho. Ela foi construída num processo participativo, a partir das ações desenvolvidas pelas pastorais sociais e pela Cáritas Diocesana, organizadas em nível diocesano.

Com a Cartilha Social, a Diocese de Colatina se apresenta de forma viva. Nela, está sintetizada a luta em defesa da vida, mudando estruturas injustas e resgatando a cidadania plena, direito inerente de todo ser humano.

Ao contemplar as ações apresentadas nesta Cartilha, celebramos o testemunho de todos aqueles e aquelas que, alimentados pelo amor de Jesus, se colocaram e se colocam a serviço e, a partir disso, com a força renovadora de Cristo, chamam a todos para se reencantar pela missão de Jesus, para ser um cristão vivo, em uma Igreja viva, discípula, missionária e profética, e para fazer a opção preferencial pelos pobres e pela vida, rumo ao reino definitivo (DGAE).

Fonte: Diocese de Colatina – www.diocesedecolatina.org.br
Publicado por Fernanda

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: