Diocese de Colatina lança Cartilha Social, dentro das comemorações pelos seus 25 anos

A Diocese de Colatina acaba de lançar sua Cartilha Social, documento que reúne todas as pastorais sociais e a Cáritas Diocesana. Em sintonia com o atual Projeto Diocesano de Evangelização e com as comemorações pelos 25 anos da Diocese, a Cartilha Social nasce com o propósito de mostrar a todos o “rosto social” da Igreja Particular de Colatina, todas as iniciativas realizadas, os públicos beneficiados, a abrangência e o objetivo de cada ação social.

O objetivo da Cartilha Social, portanto, é informar ações da Pastoral Social, que é composta por cinco pastorais sociais e um organismo: Pastoral da Sobriedade, da Criança, do Menor, da Saúde, Carcerária e Cáritas Diocesana.

O lançamento oficial do documento aconteceu no último dia 15 de julho, durante a missa em ação de graças pelos 25 anos de instalação da Diocese de Colatina, ocorrida na Catedral. Na ocasião, representantes de todas as pastorais sociais e Cáritas estiveram presentes. O documento foi apresentado pelo padre Joseumar Miranda da Silva, que é o articulador diocesano das pastorais sociais.

Os interessados em conhecer a Cartilha Social devem entrar em contato com sua paróquia ou procurar as pastorais sociais e Cáritas na Diocese de Colatina.

A seguir, confira a mensagem que padre Miranda proferiu na oportunidade:

Diz o próprio Cristo: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (cf Jo 10,10). Como continuadora da missão de Jesus, a Diocese de Colatina, ao longo desses 25 anos, coloca-se a serviço da vida, a fim de que todos possam participar plenamente da vida em Cristo.

A Cartilha Social vem mostrar parte da caminhada da Igreja Particular de Colatina em favor daqueles que se encontram caídos à beira do caminho. Ela foi construída num processo participativo, a partir das ações desenvolvidas pelas pastorais sociais e pela Cáritas Diocesana, organizadas em nível diocesano.

Com a Cartilha Social, a Diocese de Colatina se apresenta de forma viva. Nela, está sintetizada a luta em defesa da vida, mudando estruturas injustas e resgatando a cidadania plena, direito inerente de todo ser humano.

Ao contemplar as ações apresentadas nesta Cartilha, celebramos o testemunho de todos aqueles e aquelas que, alimentados pelo amor de Jesus, se colocaram e se colocam a serviço e, a partir disso, com a força renovadora de Cristo, chamam a todos para se reencantar pela missão de Jesus, para ser um cristão vivo, em uma Igreja viva, discípula, missionária e profética, e para fazer a opção preferencial pelos pobres e pela vida, rumo ao reino definitivo (DGAE).

Fonte: Diocese de Colatina – www.diocesedecolatina.org.br
Publicado por Fernanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *