CASA DE ACOLHIDA MONSENHOR ALONSO LEITE – Baixo Guandu

Caracterização do Serviço: Proteção Social Especial de Alta Complexidade Público atendido: População adulta e/ou grupos familiares em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento da cidade de Baixo Guandu.
Horário de Funcionamento: Período Integral

• Presidente: Pe Marcelo Keller Santiago
  • Vice Presidente: Marcos Antonio Pirola
  • Secretário: Cirlei Scardua Casagrande
  • Tesoureiro: Rodrigo Corrêa Sala

Coordenação: Rosilane Alves da Silva

A casa de Acolhida foi inaugurada no dia 29 de abril de 2016 no espaço Instituto Monsenhor Alonso Leite da Paroquia São Pedro, com o objetivo de promover a qualidade de vida e reduzir riscos sociais da população adulta e/ou grupos familiares em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento da cidade de Baixo Guandu, por meio da acolhida , garantia de proteção integral e contribuição para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos, buscando a garantia dos seus direitos fundamentais.

A Casa conta oferece acolhimento a adultos e famílias; Orientação sobre higiene pessoal e encaminhamento das demandas de saúde dos usuários à rede municipal de saúde e/ou voluntários médicos particulares (Voluntários da entidade; Encaminhamento para rede de ensino e/ou cursos de re/qualificação técnica e realização de oficinas internas; Articulação com a rede de atendimento das políticas setoriais e com órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos para realização de diversos encaminhamentos; Mística e Espiritualidade; Comemorações, festas, momentos de socialização, entre outros; Atividades laborais e de lazer (esportes, trabalhos manuais/artesanais, cultivo de hortas, jardinagem, limpeza e conservação).