CÁRITAS REÚNE COLABORADORES E VOLUNTÁRIOS EM RETIRO

Aconteceu na sexta-feira (24/11), em Linhares, o Retiro Espiritual da Cáritas Diocesana de Colatina.

O encontro contou com a presença de aproximadamente 90 colaboradores e voluntários da entidade, e foi assessorado pelo diretor presidente da instituição, pe Marcelo Keller Santiago, que refletiu com o grupo sobre a Teologia da ternura, com base no livro a “Teologia da ternura – um evangelho a descobrir”, do autor monsenhor Carlo Rocchetta.

Padre Marcelo fez uma bela ligação entre o trabalho da Cáritas com a proposta da Teologia da Ternura, que convida a vivenciar o amor de Deus de forma concreta, onde somos chamados a nos colocar no lugar do outro e a beleza de sentir-se amado por Deus e amar em nome d’Ele.  Ele destacou que a ternura pertence a essência humana e é o que nos torna humanizados. Portanto, a ternura faz parte da essência da pessoa humana e representa maturidade, capacidade de ofertar e receber amor. Este é um valor que pode renovar a humanidade e o mundo, através dos instrumentos humanos que estão representados pela força da humildade, amor consciente, ativo, criativo que se transforma em vivência histórica da solidariedade e da gratuidade.

“Foi um momento muito especial, de resgate, de reconstrução e principalmente de fortalecimento da fé no Cristo Ressuscitado.  A Cáritas é uma organização da igreja Católica. Ela é igreja. Força viva. Não é e não pode se tornar apenas uma ONG. Momentos como esse são importantíssimos para que jamais esqueçamos a mística que impulsiona nossas ações”, comentou Aline Costa, Coordenadora da Cáritas.