MATER CHRISTI: 25 ANOS DE AMOR

O Centro de Atendimento Materno Infantil MATER CHRISTI celebrou 25 anos de atividades com uma missa em ação de graças, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no bairro Honório Fraga, em Colatina, para marcar a ocasião.

O bispo diocesano, dom Lauro Sergio Versiani Barbosa foi quem presidiu a celebração eucarística, concelebrada por padre Paulo Sergio Barbosa, padre David Maciel e padre Ernandes Samuel Fantin, grande responsável pela fundação do Mater Christi.

A missa que aconteceu ontem (30/10/2023) contou com a participação de colaboradores, voluntários, membros do Conselho Gestor e da comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Penha.

Ao final da missa, a equipe do Mater Christi reservou um momento especial para agradecer a Deus, a Mãe Maria e todas as pessoas que, de diferentes formas, ajudam a instituição a manter as portas do projeto abertas. Um poema foi escrito, pela coordenadora da Cáritas, srª Aline Costa, especialmente para a ocasião:

POEMA – JULIBEU MATER CHRISTI (Aline Costa Martins Melotti)

Vou contar para vocês uma história de amor… Era uma vez um homem, pequeno em estatura, mas gigante em amor e caridade.

Apaixonado pela vida, ele sonhava com um lugar onde a ela pudesse transbordar. No seu caminho ele conheceu algumas pessoas. Se tornaram irmãos.  Filhos da mesma mãe. A Imaculada, Maria!

Começaram a sonhar juntos e um pedacinho do céu, eles trouxeram para terra. Um centro de acolhida.  Um abrigo. Um lar. O MATER CHRISTI! Um sonho do amor de Deus.

Há 25 anos cada centímetro daquela casa conta a história de amor de uma criança, de uma família, de um coração reconstruído.

É em meio aos laços desfeitos, que novas costuras vão sendo refeitas. No meio dos vendavais, o Mater Christi torna-se abrigo à espera do arco-íris.

Para os pequenos corações sedentos de amor, carinho e cuidado, O Mater Christi é a esperança. Para aqueles que sonham com um filho, ele é a oportunidade para abrir o coração, de encher a casa com uma nova pessoa. Talvez duas ou três.

Essa história não é um conto de fadas, tão pouco um filme ou novela romântica. É um caso de amor construído e reconstruído em meio às marcas do abandono, abusos e violências que estão tatuadas na alma. Ela narra cenas de recomeços.

Criar o Mater Christi foi um ato de querer amar! Atuar no Mater Christi também é! É atitude! São 25 anos transformando dor em amor!

Aquele homem de outrora, que quis espalhar o amor, hoje comtempla a beleza de um sonho real, ao lado dele os olhos delas, as suas irmãs; E com eles os olhos de muitos e muitos outros. Outros que quiseram ser amor e abrigo. Que são colo e abraço. Que construíram e constroem juntos essa história. História que não termina aqui, haveremos de ver ainda muitos recomeços, reconstruções e amor espalhados.

Eu espero testemunhar os próximos 25 anos, por que a história continua…

CONHEÇA O MATER CHRISTI

O Centro de Atendimento Materno Infantil – Mater Christi foi fundado em 1998 por Pe. Ernandes Fantin, Irmã Conceição Garuccio, Irmã Cleuza Maria Magalhães e Irmã Wanderleia da Silva. É uma instituição de acolhimento, que oferece serviços de continuados a criança (menina de 0 a 11 anos e 11 meses; menino 0 a 6 anos) e adolescente grávida ou com filho, com abrangência regional, pois atende demandas dos municípios de Colatina e Marilândia. Todos os usuários são acolhidos e desacolhidos por determinação judicial.

Endereço: Rua Dom João Batista Mota e Albuquerque – 01 – Honório Fraga – Colatina/ES
Telefone: (27) 3721-4188  E-mail: mater.christi@hotmail.com