II Jornada Mundial dos Pobres: “Este pobre grita e o Senhor o escuta”

O tema escolhido este ano pelo papa Francisco para a II Jornada Mundial dos Pobres (JMP) traz a inspiração do Salmo 34: “‘Este pobre grita e o Senhor o escuta’ (Sl 34,7). As palavras do salmista tornam-se também as nossas no momento em que somos chamados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que estamos habituados a designar com o termo genérico de ‘pobres’”.

Para bem refletir e dar resposta a este tempo, a Cáritas Diocesana de Colatina, junto com as Pastorais Sociais da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Catedral, realizou três dias de círculos bíblicos, com o objetivo de refletir e sensibilizar para o tema.

O primeiro encontro (12/11) aconteceu na Praça Sol Poente e com o tema “Este pobre grita e o Senhor o escuta” (Sl 34,7) o grupo refletiu a sensibilidade de ouvir os clamores do povo, especial­mente dos/as pobres, que trazem, por trás deste termo tão genérico, a vida sofrida de tanta gente e em tantas situações.

Na Praça Municipal, foi realizado o segundo encontro (13/11), que trouxe a reflexão do tema “Jovem, levante-se!” (Lc 7, 14), como resposta  de Deus ao pobre que é sempre uma intervenção de salvação para cuidar das feri­das da alma e do corpo, para repor a justiça e para ajudar a recuperar uma vida com digni­dade.

O terceiro e último encontro (14/11) foi realizado na Praça Frei José/Catedral; e foi refletido em forma de Via Sacra com o tema “Coragem, levanta-te que Ele te chama” (Mc 10, 49). Cada estação, vivenciada por Jesus Cristo, trazia para o centro os excluídos, abandonados e empobrecidos do nosso tempo e as ações realizadas pela igreja para libertação das suas “prisões”.

 

Os encontros foram preparatórios para Ação Solidária Cidadã, realizada no último sábado (17/11), em que vários serviços foram ofertados na Praça Frei José, de 09 horas até as 13 horas, como: orientação jurídica, cadastro para recebimento de cesta básica, aferição de pressão e orientações de saúde e cortes de cabelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts