Cáritas Diocesana de  Colatina, iniciou o diálogo sobre a criação da Cáritas Paroquial em Itarana

A Cáritas Diocesana de Colatina iniciou na última quinta-feira, 01 de novembro de 2018, um diálogo com a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Itarana, sobre a criação da Cáritas Paroquial.

A proposta partiu da paróquia, que tem o desejo de realizar ações organizadas em favor das pessoas em situação de risco e/ou vulnerabilidade social naquele município.

No encontro o grupo paroquial pode conhecer o histórico, a missão, os objetivos e as ações realizadas pela Cáritas na Diocese de Colatina e ainda, compreendeu os passos para a criação da unidade paroquial.

Já existe na paróquia, um grupo inicial para organizar a ação, que  assumiu na reunião o compromisso de identificar outras forças locais para a realização do diagnóstico participativo, que será realizado em breve, com o objetivo de oferecer à paróquia os conhecimentos mínimos necessários para conduzir as ações sociais em seu território, promovendo processos de desenvolvimento efetivos das pessoas e comunidades empobrecidas.

 

Cáritas Paroquial

A Cáritas paroquial é a Cáritas Diocesana presente numa localidade, num ambiente concreto. Sua missão deve ser, então, a mesma. Ela se faz presente, encarna-se, realiza-se na vida das pessoas que assumem a Cáritas e nas ações concretas que ela promove.

A Cáritas Paroquial é constituída por um grupo de pessoas que ajudam a paróquia na animação e testemunho do serviço da caridade. Mais que isso, são aqueles e aquelas que desenvolvem, de forma organizada, o serviço aos pobres. O objetivo da Cáritas Paroquial é animar, coordenar e promover o testemunho comunitário da CARIDADE.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *