Cáritas Diocesana completa 20 anos de fundação: uma linda história de solidariedade

Há exatamente 20 anos, no dia 11 de abril de 1997, nascia a Cáritas Diocesana de Colatina, fruto dos esforços do primeiro bispo de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha. Rosto social da Igreja, instância oficial da Igreja para a promoção da ação social, força ecumênica do amor, encontro de Jesus em cada pessoa. Essas são algumas definições da Cáritas, uma entidade que trabalha pelo bem do próximo.

Nestes 20 anos de história, a Cáritas Diocesana cresceu, criou raízes e vem cumprindo sua missão. Coordenando mais de 10 unidades e projetos voltados para a assistência social e a saúde, a instituição está presente em sete municípios da Diocese de Colatina, beneficiando diretamente cerca de mil pessoas. São crianças, adolescentes, homens e mulheres cativados por meio da música, dança, literatura, esportes, cultura e oportunidades.

Missa em ação de graças

Uma missa em ação de graças será celebrada no próximo dia 27 de abril, às 19 horas, na Catedral de Colatina. Toda a comunidade é convidada a participar e festejar este marco tão importante. A celebração será presidida pelo padre José Valdecy Romão, pároco da Catedral.

Administração

Presidente: Amauri Bras Caser
Coordenadora: Aline Costa Martins Melotti

Nossos contatos:

caritas@caritascolatina.org.br
www.caritascolatina.org.br

Como colaborar

Dê sua contribuição para a Cáritas e ajude milhares de pessoas. Juntos, podemos construir um mundo mais justo para todos. Se você acredita na força da solidariedade, junte-se a nós.

Doação financeira

Doações via depósito
Banco do Brasil
Agência: 0.112-0
Conta: 4699-x

Seja um voluntário

Ministre cursos, ensine trabalhos específicos ou colabore com quaisquer outros talentos. Para isso, entre em contato e nos informe de que forma gostaria de colaborar.

Sua empresa também pode ajudar

Patrocine nossos projetos ou ofereça serviços. Entre em contato conosco e nos informe como sua empresa pode colaborar.

Doe roupas, alimentos e objetos

Conheça todas as ações da Cáritas Diocesana

ABRIGOS

Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi

Local: Bairro Honório Fraga, Colatina
Desenvolve o serviço de abrigo institucional semelhante a uma residência e acolhe institucionalmente 15 crianças e adolescentes. O público principal de atendimento são crianças, de ambos os sexos, de 0 a 6 anos.

Cáritas Paroquial São Pedro – Casa de Acolhida

Local: Centro, Baixo Guandu
Espaço de acolhimento institucional que atende a população em situação de rua, pessoas de passagem pela cidade de Baixo Guandu e em vulnerabilidade social específica.

CENTROS DE CONVIVÊNCIA

Centro de Acolhida Maria Imaculada (Ceami)

Local: Bairro Sayonara, Sooretama
Atende 120 crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, assim como suas famílias. Desenvolve oficinas de artesanato, capoeira, leitura, informática, recreação e lazer, além de apoio pedagógico, em horário alternado ao escolar, de segunda a sexta-feira.

Projeto Crubixá JHJ

Local: Bairro Crubixá, João Neiva
Desenvolve ações que visam orientar e capacitar crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação familiar e social fragilizadas. Oferece atividades socioeducativas, contribuindo para o desenvolvimento humano e preparando para o exercício da cidadania. O público beneficiário pode chegar a 180 crianças e adolescentes do bairro Crubixá e outros bairros do município. São oferecidas oficinas de música, jiu-jitsu, capoeira, lazer, além de apoio psicológico, social e pedagógico.

Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente

Local: Bairro Bela Vista, Colatina
Promove atividades pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, oferecendo oficinas de jiu-jitsu, recreação, música, cidadania e leitura para 60 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, buscando prevenir situações de risco social e pessoal.

Projeto Girassol

Local: Bairro São Marcos, Aracruz
Em horário alternado ao escolar, oferece oficinas de teatro, dança, canto, violão, violino, informática, artesanato, educação física, xadrez, cidadania e preparação para a vida. Contamos ainda com atendimento psicossocial realizado individualmente e com os familiares para 150 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.

Obra Social Santa Luzia

Local: Centro, Pancas
A Obra Social atende 130 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, no horário alternativo à escola, com o objetivo de proporcionar um espaço alternativo de prevenção e desenvolvimento que contribua para a qualidade de vida ampliada e com perspectiva de futuro, com atividades de informática, música (violão e flauta) e pintura. Recreações e atividades esportivas. Orientação pedagógica na perspectiva da educação cidadã, além de atividades de reforço escolar.

Cáritas Paroquial Bebedouro – Projeto “Em Sintonia com a Vida”

Local: distrito de Bebedouro, Linhares
Atende até 150 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, oferecendo a possibilidade de fortalecer valores a partir de quatro eixos: mística, ética, solidariedade e justiça. O objetivo primordial é a promoção e o desenvolvimento de potencialidades por meio de música, arte, cultura e esporte, contribuindo para o protagonismo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

Projeto Território da Paz

Local: Bairro Ayrton Senna, Colatina
Desenvolve atividades, voltadas para crianças e adolescentes, que visam à prevenção, tratamento e repressão ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Oferece diversas oficinas, como arte, artesanato, capoeira e percussão, buscando prevenir situações de risco social e pessoal e proporcionando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Comunidade Terapêutica Projeto Betânia

Local: Aracruz
Oferece atenção integral, prevenção, recuperação e reinserção social a indivíduos dependentes de substancias psicoativas, bem como apoio a famílias com vínculos rompidos ou fragilizados pela dependência química. Tem como objetivo atuar junto a 45 usuários e dependentes (homens) de substâncias psicoativas, ofertando o tratamento em período integral, por meio de suporte técnico e religioso, em caráter de trabalho interdisciplinar, visando à reabilitação biopsicossocial.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Projeto “Jeito de Mulher”

Local: Bairro Bela Vista, Colatina
Atende a famílias do bairro, dando oportunidades para que iniciem empreendimentos solidários por meio de cursos e oficinas profissionalizantes. O objetivo é a capacitação profissional, o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida.