Crianças do Projeto Crubixá visitam felino capturado em João Neiva

As crianças e adolescentes do Projeto Crubixá JHJ, que fica em João Neiva, tiveram uma atividade inusitada na manhã da última quinta-feira (1/12). Eles viram de perto uma jaguatirica, que acabara de ser capturada em um sítio próximo.

Há alguns dias, a família proprietária do sítio vinha notando o desaparecimento de galinhas, marrecos e até de gatos criados no local. Então, foi improvisada uma armadilha apenas para prender o suposto animal, sem feri-lo. E deu certo! A Polícia Ambiental foi acionada e constatou tratar-se de uma jovem jaguatirica. O animal apresentava ferimentos na boca e alguns espinhos, indicando que a causa pode ter sido um ouriço-cacheiro. É possível que o felino tenha saído de um dos fragmentos de Mata Atlântica existentes na região.

A turma do Projeto Crubixá foi até o sítio para ver o animal e acabou recebendo muitas informações interessantes a respeito dele. O subtenente Piva, da Polícia Ambiental, proporcionou um momento educativo, orientando para os cuidados com a segurança das pessoas e do próprio animal em caso de um inesperado encontro. “Ao se deparar com um animal silvestre, não se deve aproximar, acuar ou machucar o bicho. O indicado é acionar a Polícia Ambiental”, disse.

A jaguatirica foi levada para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Barra do Riacho, Aracruz, para posterior soltura em local adequado.

O Projeto Crubixá JHJ é uma entidade da Cáritas Diocesana de Colatina que oferece atividades educativas e culturais a crianças em risco social de João Neiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Posts