Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: O que Deus exige de nós?

Informe-se sobre a programação em sua paróquia

Estamos vivendo a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2013. A proposta é do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e começou no dia 12 de maio, seguindo até o próximo domingo (19/5). Este ano, o tema é inspirado no profeta Miquéias (6,6-8), que faz a pergunta “O que Deus exige de nós?”. A programação inclui celebrações em diversas cidades brasileiras com a união de diferentes denominações cristãs. A iniciativa conta com o apoio da CNBB.

Para favorecer a reflexão deste tema, foi preparado um subsídio pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia, com a consultoria da Federação da Universidade Católica de Toda a Índia e do Conselho Nacional de Igrejas daquele país. De acordo com o Conic, durante o processo de preparação, enquanto se refletia sobre o significado da Semana, ficou decidido que, num contexto de injustiça em relação aos “dalits” na Índia e na Igreja, a busca pela unidade visível não poderia estar dissociada do desmantelamento do sistema de castas e do apelo às contribuições para a unidade dos mais pobres.

O desejo dos organizadores da Semana é promover a reflexão sobre a importância da unidade na diversidade e, ao mesmo tempo, meditar sobre o que Deus, de fato, exige da comunidade cristã, seja do ponto de vista puramente religioso, mas também no que diz respeito à questão dos direitos humanos.