PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUSTENTABILIDADE – PROES

Caracterização do Serviço: Assessorar, capacitar, fomentar e fortalecer empreendimentos econômicos solidários.
Público atendido: Pessoas acima de 16 anos que visam novas opões de geração de renda e empreendimentos econômicos solidários urbanos e rurais constituídos por populações em situação de vulnerabilidade social, no âmbito territorial da Diocese de Colatina.
Horário de Funcionamento: 08:00h (11h:30 – 12h:30) as 17h:30 (Segunda a Sexta-feira)
Endereço: Rua Santa Maria – 350 – Edifício João Paulo II – 5º Andar – Sala 55
Município: Colatina UF: ES CEP: 29.700-200 Telefone: (27) 2102-5047
E-mail: proes@caritascolatina.org.br

Gestor do Projeto: Diac. Amauri Bras Caser
Responsável: Glauziana Veronez

O Proes é uma estratégia de enfrentamento da exclusão social, que busca a formação de uma sociedade sustentável, justa e equitativa. Com o objetivo de construir um sistema econômico comunitário diferente do que se propõe o capitalismo. O PROES em defesa da vida e de toda humanidade, mas também da terra, das águas e de toda a biodiversidade, capacita o ser humano para ser um agente de defesa da sustentabilidade do planeta, e não mais ameaça.

Ao encontro da Cáritas no Brasil, a Cáritas Diocesana de Colatina busca por meio dessa proposta, contribuir para consolidar a economia popular solidária sustentável como alternativa de formação e geração de renda da população em situação de vulnerabilidade, no âmbito territorial da Diocese de Colatina, apoiando-as e contribuindo para o seu fortalecimento, combinando a viabilidade econômica com a construção e a vivência de novos valores, da solidariedade, sustentabilidade, da autogestão e da autodeterminação dos sujeitos.

LINHAS DE AÇÃO DO PROES:
 Promoção da economia solidária
 Promoção da Pessoa Humana
 Consciência Ambiental
 Fortalecimento de Empreendimentos de Economia Solidária
 Organização da Comercialização Solidária
 Desenvolvimento Local