CENTRO DE ATENDIMENTO MATERNO INFANTIL MATER CHRISTI – Colatina

Caracterização do Serviço: Proteção Social de Alta Complexidade – Acolhimento Institucional (Abrigo)
Público atendido: Crianças, adolescentes e gestantes que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e exclusão social
Horário de Funcionamento: Período Integral
Endereço: Rua Dom João Batista Mota e Albuquerque – 01 – Honório Fraga – Colatina/ES CEP: 29704-378
Telefone: (27) 3721-4188
E-mail: mater.christi@hotmail.com

Gestor da Unidade: Hélio Cavassani
Coordenação: Irmã Nelma Vertuoso

O Centro de Atendimento Materno Infantil – Mater Christi foi fundado em 1998 por Pe. Ernandes Fantin, Irmã Conceição Garuccio, Irmã Cleuza Maria Magalhães e Irmã Wanderleia da Silva. É uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que presta serviços de atendimentos continuados a criança, adolescente e gestante, com abrangência regional, pois atende demandas dos municípios de Colatina, Marilândia e Governador Lindenberg.
A entidade se assemelha a uma residência e acolhe, institucionalmente, 15 crianças e adolescentes. A equipe de trabalho é composta por: cuidador, cozinheiras, auxiliar de serviço geral, assistente social e coordenador.
O público principal de atendimento são crianças, de ambos os sexos, de 0 a 6 anos. Todavia, a entidade acolhe também meninas até 11 anos e 11 meses e adolescentes grávidas ou com filhos em situação de risco pessoal e social. Todos os usuários são acolhidos e desacolhidos por determinação judicial. A instituição entende que o atendimento dentro das faixas etárias estabelecidas deve ser flexibilizado quando o objetivo for garantir a convívio de grupo de irmãos.
Outro público atendido, mas de forma secundária, ou seja, somente quando há disponibilidade de vagas, é gestante adulta em situação de vulnerabilidade social. O encaminhamento da gestante, em período pré-natal ou puerperal, é feito pela rede pública de saúde e ela permanece na casa até o restabelecimento de sua saúde e do bebê.