Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi

Desenvolve um trabalho de acolhimento institucional. Este serviço socioassistencial compõe a rede de proteção especial de alta complexidade da Política de Assistência Social do município de Colatina.

Presidente: Pe Ernandes Samuel Fantin

Coordenação: Ir. Nelma Vertuoso

Público atendido: 15 crianças (as do sexo masculino têm até 6 anos e as do feminino até 12 anos), em situação de risco pessoal e social, cujas famílias e responsáveis estão temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção; 3 gestantes em situação de vulnerabilidade social e de saúde, acompanhadas de seus bebês.

Atividades: acolhimento integral das crianças, com ações que garantem boa alimentação, higiene e cuidados pessoais. Acompanhamento social no intuito de contribuir para a prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos. Atendimento às famílias por meio de encontros e visitas domiciliares. Encaminhamentos à rede socioassistencial, aos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e às demais políticas públicas setoriais como saúde e educação. Promove o acesso a programações culturais, de lazer e esporte, estimulando a convivência comunitária.

Também são acolhidas gestantes que recebem hospedagem, alimentação e medicamentos. Elas são acompanhadas no período pré-natal e também nos primeiros 15 dias do recém-nascido. Elas têm acompanhamento social, por meio de atendimentos, visitas domiciliares e encaminhamento para a rede de proteção socioassistencial. São realizadas atividades de convivência com oficinas diversas que buscam incentivar o fortalecimento dos vínculos familiares ecomunitários.