Quem Somos

A Cáritas é uma organização de nível internacional cujo nome vem do latim (caritas, caritatis), que significa CARIDADE. E esse é justamente o seu objetivo.

A primeira Caritas foi fundada em 1897 na Alemanha e, em 1951, foi criada a Caritas Internationalis com sede em Roma, que possui atualmente mais de 160 entidades-membro. Essas entidades trabalham em quase todos os países do mundo, formando a maior rede de caridade católica no mundo. São beneficiadas diretamente 24 milhões de pessoas por ano.

Nacionalmente, a Cáritas atua há quase 60 anos e está organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas. Conta com mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, por todo o país. Nos últimos 10 anos, auxiliou mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

A Cáritas é uma instituição considerada organismo da Pastoral Social da Igreja Católica, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como instância oficial da Igreja para a promoção da ação social.

Cáritas Diocesana de Colatina

No dia 11 de abril de 1997, por meio do então bispo diocesano de Colatina, dom Geraldo Lyrio Rocha, foi iniciado o movimento de criação da Cáritas na Diocese de Colatina. O primeiro presidente foi José Edson Salaroli, que recebeu a tarefa de compor uma diretoria e iniciar a articulação das obras sociais da Diocese.

A Cáritas é uma entidade beneficente de assistência social, sem fins econômicos, registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como entidade beneficente de assistência social. É considerada, pelo Ministério da Justiça, como entidade da sociedade civil de Utilidade Pública Federal (UPF).

Atualmente, a Cáritas Diocesana de Colatina promove ações de assistência social que beneficiam cerca de 6 mil beneficiários diretos e indiretos, entre crianças, adolescentes, mulheres, indígenas, homens, idosos e seus familiares, nos municípios de Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, João Neiva, Linhares, Pancas e Sooretama, por meio de suas unidades filiais e projetos apoiados.

Diretoria 

  • Presidente de Honra: Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias
  • Presidente: Amauri Bras Caser
  • Vice-Presidente: Luiz Antonio Rodrigues
  • Tesoureiro: Olméris Antônio Auer

Conselho Fiscal

  • Nilmar Chiarelli
  • Rodrigo Badiani Botolotti
  • Miguel Contadim

Unidade Sede 

  • Coordenadora Geral: Aline Costa Martins Melotti
  • Coordenadora Administrativa: Sandra Scota 
  • Assistente Administrativa: Rosilene Coffler Bianchi