Cáritas Brasileira e Visão Mundial promovem caminhada continental pedindo mais ternura para crianças e adolescentes

A Caminhada Pegadas de Ternura é uma ação de mobilização para sensibilizar a sociedade com relação à violência contra crianças e adolescentes, propondo a ternura como um modelo de cuidado e proteção.

A iniciativa se propõe a apresentar a ternura como um elemento para promover políticas públicas interculturais, integrais e integradoras, possibilidade para criar espaços de diálogo e articulação para construir renovadas pontes econômicas, políticas e jurídicas que tornem possível o direito a uma vida digna e plena.

Em Brasília

Depois de percorrer 15 países da América Latina e Caribe, a Caminhada acontece no Brasil entre os dias 31 de março e 13 de abril, com eventos e atividades em várias cidades do País. Neste sábado, 06 de abril, Brasília recebe o ato da Caminhada Pegadas de Ternura. O evento acontece no Parque Ana Lídia, que é um símbolo da luta pelo fim da violência contra crianças e adolescentes no Distrito Federal. Na ocasião as pessoas serão convidadas a assinar o Pacto de Ternura, uma iniciativa simbólica para marcar nosso compromisso com a eliminação da violência contra as crianças. O momento terá espaço de confecção e criação de pipas e cartazes. Para fechar o dia, um lindo coral entoará a canção Hallellujah, de Leonardo Cohen, num ato de celebração e união pela ternura.

Caminhada Pegadas de Ternura teve início em junho de 2018 na cidade de Tijuana, fronteira dos Estados Unidos com o México. Durante um ano ela vai passar por 20 países da América Latina e Caribe, percorrendo 15 mil quilômetros com o objetivo de mobilizar a sociedade civil, governos e igrejas no desafio de eliminar a violência contra as crianças e adolescentes.

Pipa como símbolo

A pipa que remete aos direitos da criança e do adolescente e traz a marca lúdica presente no universo infantil. As cores da pipa – azul, vermelho, amarelo e verde – representam, respectivamente, a tranquilidade, o amor, a alegria e a esperança.

A Caminhada Continental Pegadas de Ternura é uma ação conjunta do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), Cáritas América Latina e Caribe, Visão Mundial América Latina e Caribe e Federação Internacional Fé e Alegria.

Serviço: Caminhada Continental Pegadas de Ternura

Quando: 06 de abril de 2019 (Sábado)

Horário: Às 15h

Onde: Parque Ana Lídia – Parque da Cidade – Brasília (DF)