Fórum Ambiental de Colatina prepara ato pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Na próxima segunda-feira, 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para fortalecer o compromisso de todos na proteção e preservação do meio ambiente e cobrar dos poderes públicos ações efetivas no cuidado com os recursos naturais, o Fórum Ambiental Permanente de Colatina irá realizar um manifesto público. Toda a sociedade é convidada a participar.

A concentração tem início às 18h30 na Praça da Catedral, de onde o grupo parte em caminhada até a Câmara Municipal. O Fórum Ambiental Permanente de Colatina foi criado, em novembro de 2016, a partir dos esforços da Diocese de Colatina, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Grupo Ambientalista Bio Atlântica (GAMBA).

A ideia surgiu durante a organização do 2º Manifesto Unidos pelo Rio Doce e a Serviço da Vida, realizado para lembrar o desastre socioambiental ocorrido no Rio Doce, após o rompimento da barragem de Fundão, com rejeitos de minério, em Mariana (MG), pertencente à empresa Samarco.

A articulação de diversas entidades colatinenses naquela ocasião suscitou a criação desse novo espaço de diálogo em favor das causas ambientais, com representações importantes da sociedade civil.

Entidades que integram o Fórum

O Fórum Ambiental Permanente de Colatina é um colegiado social ainda em formação, mas já conta com o apoio de entidades importantes: GAMBA, Diocese de Colatina, OAB, ACODE, APLIC, ACACO, APESC, Rotary Colatina, Rotary São Silvano, Lions Colatina, CREA, UNESC e APRUCOL. Seu principal objetivo é capacitar e fortalecer a ação da sociedade civil organizada colatinense na proposição de políticas e ações que promovam uma gestão pública mais eficiente e comprometida com a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade socioambiental na região.