Caritas Chile atende familias atingidas por incêndio

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

As equipes da Pastoral Social Caritas Chile e da Caritas Valparaíso estão trabalhando em coordenação com a rede ecclesial local para monitorar a emergência gerada pelo novo incêndio ocorrido ontem, 2 de janeiro. O principal trabalho na zona é controlar os focos que permanecem ativos. Ainda não há um diagnostico dos danos, mais estima-se mais de 100 moradias afetadas.

Lorenzo Figueroa, Diretor da Caritas Chile, que se encontra em Valparaíso, informou que já foram tomadas algumas medidas, como a instalação de um centro de recolha de insumos básicos e dois abrigos, além da chegada de organismos públicos como bombeiros, Conaf, Onemi e a comunidade de Valparaíso, .

“Estamos trabalhando ativamente e em conjunto com a rede eclesial local para o monitoramento da emergência e as ações posteriores ao controle do incêndio” disse Pedro Adrians, Director de Caritas Valparaíso.

O serviço especial tem sido junto às comunidades da área afetada, incluindo a abertura de uma capela como abrigo temporário. O Padre Pedro Nahuelcura, capelão do corpo do bombeiros, se encontra no territorio acompanhando o serviço das unidades implantadas para a bordage da emergencia.

“A experiência mostra que no meio de emergência precisamos pensar na necessidade de criar planos de prevenção específicos para esses eventos que ocorrem na interface rural-urbana, com efeitos graves para setores vulneráveis. As plantações florestais próximas a áreas urbanas muito pobres geram um grande risco que precisam ser abordadas em redes de colaboração entre os organismos públicos e da sociedade civil e participação ativa da comunidade”, Lorenzo Figueroa.

A equipe do programa de Meio Ambiente, gestão de riscos e Emergências da Caritas Chile está disponível para ir ao trabalho com a Caritas e a diocese de Valparaíso.

Fonte: http://caritas.org.br/caritas-chile-realiza-atendimento-a-familias-atingidas-por-incendio/35816

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: