Aniversário da Laudato Si’

Laudato Si’ – Um ano depois

Se tivesse que resumir Laudato Si’ em apenas uma palavra, ela seria “interconexão”. Laudato Si’ é um convite para curar os vínculos fraturados entre Deus, a humanidade e o planeta. É um chamado às armas para lutar pela unidade mundial no mais profundo nível.

O plano do papa Francisco para alcançar esta visão em Laudato Si’ é “renovação” – em poucas palavras, um renascer de nossa forma de vermos a nós mesmos, assim como de nosso compromisso de amar e cuidar do mundo, do próximo e de nós mesmos.

Cáritas escutou o chamado do papa Francisco e respondeu ao desafio com um plano de ação concreto. A visão estratégica de nossa confederação mundial, lançada no ano passado, pode ser sintetizada na frase: “Uma família humana, cuidando da criação”.

No último ano, Laudato Si’ tem sido “o motor” da luta da Cáritas contra a pobreza e a injustiça em todos os níveis. Inspirados pelas palavras do papa Francisco sobre a “necessidade de respeito aos direitos dos povos e culturas”, temos intensificado nosso compromisso com a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) e com outras organizações da Igreja, e temos também contribuído com a criação de uma escola de direitos humanos para líderes comunitários na região do Amazonas.

A ênfase colocada pelo papa Francisco na educação das pessoas em cidadania ecológica tem sido respondida por muitas organizações Cáritas em todo o mundo com a criação de filmes, reflexões para escolas, informes e também questionários. Laudato Si’ anima nosso trabalho em questões ambientais que são devastadoras para a vida dos pobres, como a fraturação (método de exploração do gás de xisto altamente poluente e com grande consumo de água), a mineração de carvão, o desperdício de alimentos e as mudanças climáticas.

A encíclica do papa Francisco é revolucionária, já que questiona formas tradicionais de pensar e de organizar o mundo. A Cáritas tem aproveitado a carta encíclica Laudato Si’ como uma oportunidade para influenciar as pessoas para que atuem e apoiem as causas que a confederação defende. Em poucas palavras, Laudato Si’ renovou as energias que a Cáritas dedica ao ativismo junto aos e à defesa dos pobres.

O êxito de Laudato Si’ não depende somente de nossas ações e nossas consciências, senão da restauração das ligações espirituais entre nós mesmos, Deus e o mundo. As organizações Cáritas oferecem abundantes materiais para promover a reflexão sobre Laudato Si’ a um nível mais profundo.

Nas palavras do papa Francisco: “Não haverá uma nova relação com a natureza sem um novo ser humano” (LS.118).

A Cáritas já iniciou este processo de renascimento e convida a todos e todas vocês a nos acompanharem em nosso caminho.

Michel Roy
Secretário-Geral da Caritas Internationalis

Tradução: Luciano Gallas / Assessoria Nacional de Comunicação da Cáritas Brasileira
Legenda: dois irmãos cavam buracos para erguer um abrigo em acampamento para pessoas desalojadas (Diffa, Níger, 12-02-2016)