Colaboradores do Mater Christi recebem formação sobre violência doméstica infanto-juvenil

Aconteceu na última terça-feira (29/03), um encontro de formação no Centro de Atendimento Materno Infantil Mater Christi, destinado aos colaboradores Unidade. O encontro foi organizado pela estagiária de serviço social Maria da Penha Alves de Oliveira, com o apoio e supervisão da técnica de serviço social da entidade – Ana Paula Fonseca Costa, e discutiu o tema: “Violência doméstica infanto-juvenil”.

A formação foi mediada pela assistente social Raquel Coffler, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Colatina, que atua como técnica de apoio ao Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) da região norte de Colatina. O PAEFI, por meio do equipamento Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), atende as crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência, bem com trabalha junto a estes e suas famílias a superação dessas agressões.

O tema foi amplamente relevante, pois o Mater Christi recebe crianças e adolescentes que vivenciaram a realidade de violência na família e/ou ambiente doméstico e, como consequência, foram afastados do convívio familiar por meio da medida de proteção de acolhimento institucional.

É muito importante que os colaboradores da instituição conheçam as nuances da violência doméstica, as diversas formas de ocorrência, como: a negligência, a violência física, violência psicológica e violência sexual, porque o abrigo deve ser um espaço para quebrar o ciclo dessa violência na vida dos usuários e suas famílias.
Foi repassada a necessidade de a sociedade tomar conhecimento das diversas formas de violência doméstica à criança e ao adolescente para que o cidadão saiba observar e detectar a violência, bem como os locais de fazer denúncias.

Os principais contatos de denúncias são:
Disque 100
Disque 190
Ministério Público 37233950
Conselho Tutelar Central 37211466
Conselho Tutelar São Silvano 37214655

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *