9ª Assembleia Diocesana de Pastoral: áreas definem prioridades nos próximos meses

Nos próximos meses, a 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral entra em uma nova etapa. O processo teve início no segundo semestre do ano passado, alcançando seu ponto alto com a realização das assembleias paroquiais. Agora, chega o momento de levar as prioridades definidas nessas assembleias até as áreas pastorais para uma nova rodada de reflexão.

As cinco assembleias de área vão acontecer de abril a junho. Todas elas contarão com a presença do bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias; do coordenador diocesano de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva; e do assessor teológico, padre Giovani Marinot Vedoato. As prioridades pastorais definidas nas áreas serão confirmadas na 9ª Assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para agosto deste ano.

Trata-se de um momento único voltado para avaliar, com zelo e atenção, a caminhada da Diocese de Colatina nos últimos quatro anos, observando os acertos, os erros, os avanços e as oportunidades. A partir dessas discussões, serão definidas as prioridades pastorais que vão prevalecer nas áreas até 2019.

Dinâmica

Com o tema “Unidade na Diversidade” e o lema “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo” (1Cor 12,4), a dinâmica desta 9ª Assembleia de Pastoral é diferente daquela utilizada nas edições anteriores. Desta vez, a assembleia acontece em várias etapas, culminando em agosto com a aprovação do Projeto Diocesano de Evangelização 2016-2019. Mas, o trabalho não termina aí. Em novembro, as áreas pastorais voltam a se reunir em assembleia para elaborar, cada uma, seu Plano de Pastoral, com as atividades práticas. Essa fase contará com a assessoria do padre João Batista Maroni, da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Datas das primeiras assembleias de área pastoral

Confira, a seguir, o calendário com as datas das assembleias de área que vão acontecer de abril a maio:

Área BR-101 Norte (Linhares, Sooretama e Rio Bananal): 9 de abril

Área do Café (Marilândia, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg e Pancas): 16 de abril

Área Linha Ita (Itarana, Itaguaçu, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Laranja da Terra e Baixo Guandu): 30 de abril

Área de Colatina (Colatina): 14 de maio

Área BR-101 Sul (Aracruz, Ibiraçu e João Neiva): 4 de junho