Concurso dos 60 anos da Cáritas Brasileira está com inscrições abertas

Para envolver toda a Rede Cáritas e a sociedade em geral nas comemorações do aniversário de 60 anos da Cáritas Brasileira, a ser celebrado no dia 12 de novembro de 2016, a ação Rumo aos 60 anos está planejando uma série de atividades ao longo desta jornada. Uma destas atividades é o concurso Imagem, ritmo e história da Cáritas Brasileira, que tem como tema “Pintando, cantando e contando os 60 anos”.

Apresentado à Rede Cáritas durante a XX Assembleia Nacional, o concurso comemorativo está organizado em três áreas distintas: identidade visual do aniversário de 60 anos da Cáritas; criação de textos em prosa e verso sobre a história da instituição; criação da música tema do aniversário. Cada uma destas áreas tem período de inscrição específico, a saber: 29 de fevereiro de 2016, 10 de maio de 2016 e 02 de junho de 2016, respectivamente.

A previsão é de que o resultado final para a área de identidade visual seja tornado público até março de 2016. Isso porque, a partir daí, será elaborada uma identidade visual comemorativa aos 60 anos de caráter definitivo, baseada na criação selecionada como vencedora pela comissão julgadora entre as propostas apresentadas. Esta identidade definitiva será lançada em abril de 2016 e terá uso até o fim das comemorações dos 60 anos em todas as peças e assinaturas da Cáritas Brasileira.

Para outras duas áreas, música e literatura, o resultado final do concurso deverá ser divulgado até junho de 2016. Na literatura, serão escolhidos 60 textos alusivos aos 60 anos da Cáritas, que poderão compor gêneros variados, entre eles contos, crônicas, artigos, poemas e cordéis. O importante é que ajudem a contar a história da Cáritas.

Com os resultados definidos para as três categorias, os trabalhos finalistas serão publicados no livro “Pintando, cantando e contando os 60 anos da Cáritas Brasileira”. O vencedor ou vencedora de cada modalidade prevista no concurso será convidado/a especial da Cáritas no V Congresso Nacional da instituição, a ser realizado no mês de novembro de 2016 em São Paulo, e terá despesas de viagem, hospedagem e alimentação pagas pelos organizadores. Durante o congresso, serão apresentadas as obras finalistas no concurso e seus respectivos autores.

Os trabalhos inscritos poderão ter autoria individual ou coletiva e deverão ser encaminhados com as especificações estabelecidas no regulamento para o e-mail concurso60anos@caritas.org.br..No assunto da mensagem, deve ser informado o pseudônimo do autor ou autora/autores ou autoras. Poderá ser inscrita apenas uma peça por autor/a em cada categoria. O concurso é aberto a todas as pessoas físicas com prática vinculada à missão da Cáritas, incluindo voluntários e voluntárias de projetos da Rede Cáritas, agentes de organizações parceiras, profissionais de áreas relacionadas ao concurso e agentes contratados da rede.

As propostas de identidade visual, música e/ou literatura devem ser originais e inéditas, possuir inspiração na diversidade brasileira e estar em acordo com a missão, diretriz geral e os princípios da Cáritas Brasileira. Serão utilizados como critérios para o julgamento dos trabalhos a criatividade e a originalidade; os conceitos utilizados na identidade visual, música e obra literária; a aplicabilidade da identidade visual (com uso de cores, em preto e branco e nas diversas dimensões); a viabilidade do uso da identidade visual em conjunto com a marca da Cáritas Brasileira; a adequação da obra ao tema proposto; o respeito aos valores da instituição.

O regulamento do concurso pode ser acessado no site: http://caritas.org.br/ e também está disponível na página especial da ação Rumo aos 60 anos http://caritas.org.br/60-anos-da-caritas. Estão todos e todas convidados a participar!

Fonte:caritas.org.br

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: