Lama de rejeitos a caminho do ES: dom Wladimir recebe nota da prefeitura de Colatina

O bispo diocesano de Colatina, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, recebeu, nesta segunda-feira (16/11), uma nota da Prefeitura Municipal de Colatina contendo as ações que o órgão já está tomando para minimizar os impactos que a lama de rejeitos de minério, vinda de Minas Gerais pelo curso do rio Doce, vai causar na região.

Segue abaixo para conhecimento de todos.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Colatina

Vossa Excelência Reverendíssima,

Vimos, por meio deste, informar a Vossa Excelência o posicionamento da Prefeitura de Colatina para garantir a normalidade na cidade e minimizar os impactos da chegada da lama, oriunda da destruição da barragem de Mariana (MG) e que segue o curso do Rio Doce.

Alternativas para o abastecimento

Carros-pipa, tanques de armazenamento, captação em lagoas, poços artesianos, construção de adutoras, doações de água potável. A Prefeitura de Colatina, em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo, tem buscado alternativas para garantir o abastecimento emergencial de água após a passagem da lama vinda das barragens da Samarco, no Estado de Minas Gerais, nas cidades capixabas.

Carros-pipa: Com alternativa de carros pipas, serão distribuídos em toda rede, cerca de 16.600 mil m³ de água. Hoje o Sanear fornece, na rede, cerca de 34 mil m³. O que vai garantir 30% de abastecimento.

Poços artesianos: Começou ontem (14) a perfuração de poços ao lado das estações de tratamento. Seis poços serão perfurados, sendo três no lado norte e três no lado sul.

Solidariedade

Antônio Torres, um dos proprietários da empresa Fortlev, informou que a empresa colocou à disposição dos Estados e dos Municípios toda a expertise em armazenamento de água potável e não potável. Estamos trabalhando na prevenção para que não aconteça a falta de água na cidade de Colatina. A empresa vai colocar à disposição inicialmente 51 tanques.

Adutora: Está sendo finalizado o estudo técnico.

Exército

No final da tarde desta sexta-feira (13), o governador Paulo Hartung recebeu a visita do comandante do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, coronel Edson Massayuki Hiroshi, que na oportunidade confirmou que 100 (cem) homens do Exército Brasileiro chegam ao município de Colatina neste domingo (15). O exército vai cuidar inicialmente dos 51 tanques, que serão localizados em 40 microrregiões para servir de suporte à população. Este ação será executada pelo exército.

Rio Pancas

Continua proibida a captação de água em todo o Estado para fins de irrigação das 5h às 18h. Nesse período só pode haver captação para dessedentação humano e animal. A Polícia Ambiental intensificou esta fiscalização em afluentes do rio Doce que possam vir a ser usados para tratamento de água para consumo da população urbana.

O Município e o Governo do Estado estudam a proibição absoluta da captação visando a ter um maior volume de água chegando em Colatina para uso da população.

Diante ao exposto, peço gentilmente que repassem esta informação para que todos possam ter conhecimento. E nos colocamos à disposição para outras informações.

Att

Katia Caliari de Souza

Secretária Municipal de Comunicação Social

Prefeitura de Colatina

FONTE: http://diocesedecolatina.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *