Semana Nacional da Solidariedade: "Nunca mais a violência, nunca mais a guerra"

A Cáritas Brasileira, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promove todos os anos a Semana da Solidariedade. São dias de celebração pelo aniversário da organização, em que a rede, por meio de seus/suas agentes por todo o país, empenha-se em dar visibilidade às múltiplas ações realizadas na garantia dos direitos das pessoas.

Em 2015, quando a Cáritas Brasileira completa 59 anos, a Semana da Solidariedade acontece de 08 a 12 de novembro. Este período tem o objetivo de apresentar à sociedade denúncias de violação dos direitos da juventude, fortalecendo e pautando o debate social e político em torno das violências e das possibilidades de superação dessa realidade.

A mobilização para as denúncias das violências sofridas pelas juventudes deve apresentar os elementos fundamentais da vida ameaçada e exterminada.

Os índices de violência contra as juventudes crescem e, com isto, cresce o sentimento alimentado pela ideologia do terrorismo, apresentando a outra pessoa como inimiga para o seu local de moradia, o país, família, grupo ou etnia a que pertence.

Assim como, desde o bairro ou a periferia em que vive ou, então, desde os grupos dos quais participam as juventudes precisam ser conhecidas como sujeitos de direitos, e restituem nesse seu tempo, as responsabilidades coletivas que assumem como sujeitos importantes para um povo.

A Rede Cáritas, no Brasil, soma forças de solidariedades para vivenciar a Semana da Solidariedade com gestos concretos para a superação da violência. Nessa perspectiva, foram sugeridas atividades para serem trabalhadas em cada local, grupo ou comunidade onde há atuação da Cáritas Brasileira, por meio dos secretariados regionais e entidades-membro.

Por Assessoria de Comunicação da Cáritas Brasileira