Setor Diocesano das Pastorais Sociais se reúne para articular e planejar ações

No último dia 22 de setembro, os membros do Setor Diocesano das Pastorais Sociais se reuniram para traçar estratégicas e planejar ações. O encontro se deu na Mitra Diocesana, em Colatina, e contou com a presença dos coordenadores das pastorais sociais e convidados. O bispo diocesano, dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, também participou do momento.

O grupo refletiu sobre o seu papel na Diocese de Colatina e frente às exigências da questão social, além de definir estratégias de atuação, fortalecimento e organização das pastorais sociais de maneira orgânica. Na presença de dom Wladimir, cada pastoral apresentou o atual cenário de ação, os avanços, desafios e perspectivas.

“Foi uma tarde abençoada. Ficou claro o belo e grandioso trabalho realizado pelas pastorais sociais em nossa Igreja Particular. O Setor Diocesano das Pastorais Sociais, criado recentemente em nossa Diocese, é um avanço na consolidação de ações sociais efetivas juntos aos excluídos e excluídas”, observa a articuladora diocesana das Pastorais Sociais, Aline Costa Martins Melotti.

Participação

A reunião contou com a participação do coordenador diocesano de Pastoral, padre Joseumar Miranda da Silva, do presidente da Cáritas Diocesana, Amauri Caser, e dos coordenadores diocesanos das pastorais da Criança (Fátima Roldi), do Menor (Kézia Santos), da Sobriedade (Eumarque Candido), Carcerária (Camille Santana) e da Saúde (Pe. Deoclécio Tonon), além da coordenadora do Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente (Sandra Scotá) e da secretária da Fazenda da Esperança, Andreia Caetano.

Conheça o Setor Diocesano das Pastorais Sociais

O Setor Diocesano das Pastorais Sociais tem duplo caráter: por um lado, representa uma referência para toda a ação social da Igreja, em termos de assessoria, elaboração de subsídios e reflexão teórica; por outro lado, é um espaço de articulação das pastorais sociais e organismos no desenvolvimento de ações específicas no campo sócio-político.

Este setor deve articular ações em nível diocesano, encontros com representantes das coordenações de cada pastoral, procurando incentivar e estimular as diversas instâncias da Igreja. O setor também desenvolve atividades comuns para reforçar a incidência e a eficácia da ação social da Igreja, possibilitando mais visibilidade a cada ação, unindo o conjunto das pastorais numa integração permanente.

O setor é responsável por manter vivo este espaço de articulação: intercâmbio de experiências, soma de esforços e programação de atividades conjuntas. Fazem parte dessa rede o bispo diocesano, o coordenador diocesano de pastoral, o articulador diocesano das pastorais sociais e os coordenadores diocesanos das pastorais sociais.

Atualmente existem, na Diocese de Colatina, as seguintes pastorais sociais organizadas com coordenação diocesana: Menor, Criança, Carcerária, Saúde, Sobriedade, além da Cáritas.

Fonte: Diocese de Colatina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *