Colaboradores do Mater Christi recebem capacitação

Na manhã de hoje (03), os colaboradores do Centro de Atendimento Materno Infantil – Mater Christi, receberam uma capacitação específica sobre o serviço de acolhimento institucional, necessário para que as práticas cotidianas estejam ao encontro das demandas particulares das crianças e dos adolescentes acolhidos.

O Mater Christi é uma Unidade Filial da Cáritas, que atua com o Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, na modalidade de Abrigo Institucional, acolhendo crianças de ambos os sexos até 6 anos, meninas até 11 anos e adolescentes grávidas e/ou com filhos. Os usuários são recebidos por determinação judicial, consequente de violência, negligência, maus tratos e/ou drogadição dos responsáveis.

A entidade desenvolve um trabalho de qualidade, em que as ações vão além das satisfações básicas de alimentação e cuidados com a saúde. Preza-se também pelas construções de relações socioafetivas entre cuidadores e usuários.

Segundo a assistente social Ana Paula Fonseca Costa Badiani, “O abrigo deve oferecer um acolhimento aconchegante que é chamado de familiar, mas em contrapartida tem uma estrutura de organização diferente da família. É comunidade gerida por adultos profissionais, que devem estar em constante reflexão para exercer um trabalho, verdadeiramente, emancipatório, dos usuários acolhidos”.

Publicado por Aline C.M.Melotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *