Dom Décio participa da Assembleia Geral da Caritas Internationalis

Tem início hoje (12) a 20ª Assembleia Geral da Cáritas Internacionalis, uma importante reunião das organizações Caritas ao redor do mundo. Para abertura da assembleia o Papa Francisco celebra uma missa especial, na Basílica de São Pedro, em Roma.

O bispo emérito da diocese de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, participa da reunião representando a Cáritas no Brasil. Dom Décio é bispo referencial da Cáritas no estado do Espírito Santo, e diante da impossibilidade de dom Flávio Giovanele, presidente da Cáritas Brasileira, participar da assembleia, o bispo emérito de Colatina foi convidado a representar a Cáritas Brasileira em Roma.

O tema da Assembléia Geral da Caritas Internationalis ( que acontece de 12 a17 maio) é "Uma família humana, cuidando de criação". Mais de 300 delegados vão definir os planos para os próximos quatro anos, com vista a melhorar as vidas daqueles que vivem na pobreza e na miséria.

Os participantes irão discutir e votar as orientações para as ações sociais das 164 organizações da Cáritas no mundo inteiro, para o próximo quadriênio (2015-2019). O foco das análises será o aumento da desigualdade e as consequências das alterações climáticas. Também haverá eleições para cargos de liderança. Depois de oito anos, o Cardeal Rodriguez Maradiaga vai deixar seu cargo de presidente. Os candidatos a presidente estão Arcebispo Youssef Soueif, Presidente da Caritas Chipre e Cardeal Luis Tagle, arcebispo de Manila.