I FORUM DIOCESANO DAS PASTORIAIS SOCIAIS

A Diocese de Colatina, por meio do Setor Diocesano das Pastorais Sociais, realizou no último sábado (28), o I Fórum Diocesano, em que foram discutidos os desafios da sociedade “a luz da teologia e sociologia e ainda, foi apresentado o resgate da ação pastoral da diocese nos últimos 25 anos. O Fórum aconteceu no Instituto Espírito Santo de Inovação Social – Iesis, em Ibiraçu, e contou com a presença de mais de cem pessoas representando as Pastorais da Criança, da Saúde, Carcerária, da Sobriedade, do Menor e a Caritas. Contou também com a presença de vários padres, diáconos, religiosas e seminaristas. O encontro teve início com um momento de oração, em que todas as pastorais sociais entregaram nas mãos do Senhor as ações realizadas em favor dos pobres e da vida. As reflexões do fórum foram divididas em três momentos. O primeiro contou com a assessoria do Pe Moacir Pinto, da diocese de São Mateus, que falou sobre os desafios da sociedade á luz da Teologia. O segundo momento ficou por conta do professor Paulo Cesar Delboni, que retratou os desafios da sociedade á luz da sociologia e para finalizar dom Decio Sossai Zandonade, bispo emérito de Colatina, resgatou a ação pastoral da diocese ao longo dos seus 25 anos, salientando as luzes acessas durante essa trajetória e encerrou animando os agentes pastorais para a caminhada que continua, mesmo diante de tantos desafios que a sociedade apresenta.

Publicado por Aline C.M. Melotti