Dom Décio se torna bispo emérito da Diocese de Colatina

Na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, recebemos a notícia de que o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do nosso querido Dom Décio Sossai Zandonade.

A renuncia foi motivada por questões de saúde. Mesmo aparentando estar bem, ele tem uma história de AVC (Acidente Vascular Cerebral), hemorragia cerebral e uma intervenção cirúrgica no coração.

Tal quadro, junto às tensões normais do Governo de uma Diocese, e a percepção de que seu perfil humano já não se adequava as exigências atuais de um bom governo pastoral, fez com que ele, desde 2010, encaminhasse o pedido de renúncia.

MENSAGEM AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE COLATINA

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,

Hoje o Papa Francisco aceitou o meu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese de Colatina. Este pedido foi introduzido já em 2010 quando da “Visita ad Limina” a Roma junto com os demais bispos do Regional Leste II. Vivia, então, em uma situação de tensão gerada por um escândalo que se tornou público.

Preocupava-me também a saúde física e psicológica. Tenho um histórico de AVC e hemorragia cerebral que se agravou com uma ameaça de enfarto cardíaco e consequente implantação de uma mamária. Hoje aparentemente estou bem. Coloquei-me nas mãos de Deus. O que o Papa decidisse esta seria a vontade de Deus.

Sinto que nestes 11 anos à frente da Diocese de Colatina procurei, junto com o meu presbitério, cumprir com zelo a missão que me foi confiada. Tempo de graça e também de fraquezas. As mudanças rápidas nas quais estamos mergulhados tanto social como eclesialmente pedem renovação. É o que esta renúncia deseja facilitar. O Espírito Santo de Deus haverá de providenciar alguém revestido de santidade e sabedoria para conduzir esta bela Igreja Particular segundo as orientações do Papa Francisco e as exigências do mundo atual.

Continuo bispo. Não terei mais a responsabilidade do governo pastoral e administrativo. Desejo, porém, continuar servindo a esta querida diocese naquilo que o Administrador Apostólico e o futuro bispo o desejarem. Manifesto apenas um sonho que sempre alimentou minha mente e coração: encontrar um lugar para meditar a Palavra de Deus vivendo um tempo mais de Maria do que de Marta (cf Lc 10,38-42). O Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde preencheria bem os desejos do meu coração. Não como Reitor mas como simples servidor da Palavra e da santificação. Há também o desafio da formação de lideranças com espírito cristão que poderá acontecer no IESIS (Instituto Espírito Santo de Inovação Social). Quero viver com alegria e generosidade o tempo que Deus me der para servi-Lo na caridade.

Peço que acolham com o carinho que sempre me acolheram a Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória e agora nomeado pelo Papa Francisco como o Administrador Apostólico da Diocese até a chegada de um novo bispo. Será uma bênção.

Conto sempre com as orações de todos. Contem também com minha amizade e minhas pobres preces. Nossa Senhora da Saúde, a quem confiei minha vida e esta diocese, guie nossos passos.

Um abraço carinhoso do irmão em Cristo Jesus e agora bispo emérito,

Dom Décio Sossai Zandonade
Bispo Emérito da Diocese de Colatina