Cáritas Diocesana comemora 16 anos de história: a rede beneficia 8 mil pessoas

A Cáritas Diocesana de Colatina comemora, nesta quinta-feira (11/4), 16 anos de atuação sólida junto a pessoas em vulnerabilidade e risco social e pessoal. A entidade passou a fazer parte da história da Diocese de Colatina em 1997, por iniciativa do então bispo diocesano, dom Geraldo Lyrio Rocha.

A Cáritas é uma organização de nível internacional cujo nome vem do latim (caritas, caritatis), que significa caridade. E esse é justamente o seu objetivo. Trata-se de uma instituição considerada como organismo da Pastoral Social da Igreja Católica, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como uma instância oficial da Igreja para a promoção da ação social.

Atualmente, a Rede Cáritas da Diocese de Colatina é formada por nove unidades filiais, além de apoiar diretamente diversos projetos sociais. Atende a mais de oito mil beneficiários diretos e indiretos. Suas ações estão presentes em oito municípios da Diocese de Colatina: Pancas, Baixo Guandu, São Roque do Canaã, João Neiva, Aracruz, Sooretama, Colatina e Linhares.

Hoje, existem mais de 200 países que desenvolvem ações da Cáritas, formando a maior rede de caridade católica no mundo, dedicada a reduzir a pobreza e a promover a justiça social. Esse trabalho beneficia diretamente 24 milhões de pessoas por ano.

No Brasil, a Cáritas atua há mais de 50 anos e possui atualmente 176 entidades, que estão presentes em 450 municípios brasileiros de 25 estados. Nas regiões Nordeste e Sudeste, a Cáritas se destaca pelas ações voltadas para iniciativas de desenvolvimento sustentável e solidário, conquista de direitos sociais e políticas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *