Obras do Vaticano serão expostas pela primeira vez no Brasil

Obras de grandes artistas italianos

"Nas Pegadas do Senhor”. Esse é o nome da exposição de obras-primas do Vaticano e de museus italianos, pela primeira vez no Brasil, que fará parte das atividades culturais promovidas pela Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A mostra de arte religiosa é, segundo especialistas, a mais importante já realizada na América Latina.

De 11 de junho a 15 de setembro, a mostra oficial do Vaticano estará no Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. O lema da JMJ Rio2013 “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” foi levado em consideração na montagem do itinerário, que foi dividido em quatro seções.

Seções
Os organizadores do evento acreditam que todos aqueles que visitarem a mostra irão participar de uma “quarta catequese”, feita por pintores e escultores que vivenciaram a história da arte religiosa.

A primeira seção é “Cristo: via de Salvação”, onde serão apresentadas obras com os temas Face de Cristo, Paixão de Cristo, Ressurreição e Incredulidade de Tomé. Alguns temas evangélicos também estarão presentes, como Cristo e a Adúltera e a Parábola do Filho Pródigo. Beato Angélico, Melozzo da Forlì, Leonardo da Vinci, Bernini e Correggio são alguns nomes que poderão ser vistos na seção.

Na segunda parte da mostra, “Vocação e Missão dos Apóstolos”, serão expostas obras diretamente ligadas à temática expressa, como o Díptico com Pedro e Paulo, do século III-IV d.C. Assim será também com a terceira seção, onde o visitante verá materiais com temas relacionados à Maria. “Maria, via que conduz a Cristo” terá feitos artísticos do Oriente e Ocidente, de Michelangelo, Pinturicchio, Perugino, Sassoferrato e ícones bizantinos.

Já a última seção, “Os Santos: modelos a imitar”, irá expor pinturas que representam santos conhecidos e uma série de relicários. Entre os artistas encontrados aqui estão Annibale Carracci, Guido Reni e Caravaggio.

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: