Participantes do Projeto Economia Solidária participam de oficina neste sábado

Grupo participante do Projeto Economia Solidária

Neste sábado (29/9), os participantes do Projeto Economia Solidária vão participar de oficinas sobre Fundos Rotativos Solidários. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Colatina e o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB).

Esta ação será a última referente à primeira etapa do projeto, que incentiva o empreendimento solidário nas comunidades da região semiárida de Colatina, Pancas, São Roque do Canaã e Baixo Guandu.

Posteriormente, serão realizadas as prestações de contas parciais e, em seguida, começam as atividades da segunda etapa, previstas para o início de 2013. Na oficina deste sábado serão abordados os seguintes temas: conjuntura histórica dos fundos rotativos solidários; formalização dos fundos rotativos e propostas de regimento interno; apresentações de experiências de fundos rotativos solidários no Brasil; e como elaborar uma proposta de projeto para acessar o fundo rotativo.

Segundo a Cáritas, com estas informações, esses empreendedores solidários estarão previamente capacitados para trabalhar com os princípios do fundo rotativo solidário, que é uma forma de financiamento.

Fundo rotativo
Os fundos rotativos solidários funcionam como uma organização de crédito na categoria de finanças solidárias, constituídos por uma gestão compartilhada de recursos baseados na economia solidária. A partir da contribuição dos grupos envolvidos, o recurso circulará entre eles, beneficiando-os. Após utilizar o recurso financeiro de que necessitaram, eles fazem a devolução dos valores para que outras pessoas possam usufruí-lo.