Presidente da Cáritas Brasileira é nomeado novo bispo de Santarém

Dom Flávio Giovenale é presidente da Cáritas Brasileira

Dom Flávio Giovenale, atual bispo de Abaetetuba, no Pará, e presidente da Cáritas Brasileira, foi nomeado pelo Papa Bento XVI, na última semana, como o novo bispo da Diocese de Santarém, também no estado do Pará. A posse ocorrerá em 16 de dezembro deste ano, quando dom Flávio deixa oficialmente a Diocese de Abaetetuba onde atuou por 15 anos.

“Deixei de ser pároco para assumir como bispo em Abaetetuba em 1997. Nunca tinha rezado uma missa se quer nessa diocese, mas assim que cheguei fui acolhido com muito amor como se estivesse entre família”, relembra. Segundo dom Flávio, assim que chegou a Abaetetuba, seu lema sempre foi: “que todos se sintam amados por Deus”. Classificada como uma experiência extraordinária, dom Flávio, em tom saudoso, deixou uma breve mensagem para o povo de Abaetetuba: “O meu muito obrigado pelo amor que tive todos esses anos e por tudo que conseguimos fazer juntos. Eu era feliz e sabia e sempre me senti muito bem entre todos vocês. Saudade é o amor que fica. Sentirei saudades!”

Dom Flávio também escreveu aos fiéis de sua nova diocese:

Mensagem ao povo da Diocese de Santarém

Caríssimas irmãs, caríssimos irmãos da Diocese de Santarém,

Paz e bênçãos!

Uns dias atrás, recebi do Santo Padre a missão de ser irmão e bispo entre vocês, na grande Diocese de Santarém.

Aceitei logo e aqui estou para caminhar com vocês segundo a santa vontade de Deus.

Daqui a algumas semanas irei encontrá-los pessoalmente e começarei a viver com vocês. Vamos procurar nos amar porque esta é a vontade de Jesus e esta é a mais bela aventura da vida: amar e ser amado.

Minha nova missão chegou no mês da Bíblia: a Palavra de Deus que sempre guiou a vida da Diocese de Santarém, vai continuar a nos guiar também nos próximos anos: vamos amá-la, escutá-la, praticá-la; com ela vamos rezar e viver.

Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da Diocese de Abaetetuba que deixo e da Diocese de Santarém que abraço: Ela será nossa mãe e mestra.

Que Deus abençoe a todos e cada um de vocês, e até breve, se Deus quiser!

Dom Flávio Giovenale, SDB
Bispo eleito de Santarém/PA