Dia do Padre será marcado por grande confraternização

No próximo sábado (4/8), comemoramos o Dia do Padre!

Na Diocese de Colatina, a data será marcada por uma grande confraternização com todo o clero, na segunda-feira (6/8), na Casa Sacerdotal, que fica em Colatina.

Será um dia de descontração e alegria com torneios, sorteio de prêmios e várias outras atividades. Cerca de 70 padres, além do próprio bispo diocesano, devem participar deste momento.

Confira, a seguir, a mensagem do bispo dom Décio Sossai Zandonade em homenagem ao Dia do Padre 2012:

“Padre” é o nome popular dado ao presbítero (= ancião, pessoa amadurecida na fé), ou seja, àquele que, pela imposição das mãos do bispo, é configurado de modo especial a Cristo Pastor. Do ser configurado a Cristo decorre um agir conforme ao de Cristo. Assim os presbíteros são, na Igreja e para a Igreja, uma representação sacramental de Jesus Cristo. Em virtude da ordenação, o presbítero torna-se mestre da Palavra, ministro dos sacramentos e guia da comunidade. Esta riqueza toda se reúne na simplicidade da palavra “Padre”.

De fato o “padre” é reconhecido como um verdadeiro pai. Ele pela Palavra anuncia a presença de Deus em Jesus Cristo, pelos sacramentos santifica pela ação do Espírito Santo e pela ação transformadora de um verdadeiro guia transforma as comunidades em lugares de bênçãos.

O Padre é como todo ser humano frágil e pode até ser pecador. Deus não escolhe gente perfeita. Ele escolhe e chama gente comum até com defeitos graves. Mas é Ele quem age na pessoa do padre. Quer apenas deles a capacidade de amar. Amar a Ele para que possam amar a todos os irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres.

Na Diocese de Colatina dou graças a Deus pelos dinâmicos e zelosos padres que atuam nas diversas paróquias. Uma bênção. Deus os conserve longamente no meio de nós para o bem de nossa Igreja a serviço da transformação do mundo.

Nossa Senhora da Saúde o proteja e guarde.

Dom Décio Sossai Zandonade
Bispo diocesano de Colatina