Participantes do Projeto Economia Solidária conhecem a Feira Sabores e Saberes, em Baunilha

Famílias comercializam produtos e dividem o lucro de forma justa

No último sábado (14/7), os participantes do Projeto Economia Solidária, que conta com a parceria da Cáritas Diocesana de Colatina, conheceram de perto uma ação concreta que tem por base o empreendimento solidário: a Feira Sabores e Saberes, no distrito colatinense de Baunilha.

A iniciativa é do grupo “Pereveca”, formado por famílias que se reúnem para produzir, coletivamente, artesanatos e delícias da região como o pão alemão “pereveca”, doces, bolos, tortas e biscoitos. Tudo é comercializado na Feira Sabores e Saberes que acontece a cada dois meses. Cada família monta sua barraquinha. O lucro é divido em partes justas entre os membros.

“A feira é um movimento concreto de economia solidária na nossa região”, destacou a assistente social da Cáritas, Ana Paula Fonseca Costa Badiani, que acompanhou a última edição da feira juntamente com os participantes do Projeto Economia Solidária.

O Projeto Economia Solidária é fruto de uma parceria entre a Cáritas Diocesana e o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB). O objetivo é mapear ações de empreendimentos solidários realizados nos municípios de Pancas, São Roque do Canaã e Colatina, além de promover oficinas sobre economia solidária e organizar a implantação de fundos rotativos solidários.