Diocese de Colatina completa 22 anos!

Neste dia 15 de julho, a Diocese de Colatina comemora 22 anos de criação. Em forma de artigo, o coordenador diocesano de Pastoral, padre Roberto Marcelino de Oliveira, presta sua homenagem à Diocese, destacando sua história, suas características e principais desafios. Confira, a seguir:

A Diocese de Colatina está celebrando seus 22 anos de criação. Já não é mais uma adolescente que ainda não escolheu sua vocação profissional, cheia de dúvidas, inquietações e questionamentos. Muito pelo contrário, celebrar esta data vem nos mostrar sua vocação de Igreja particular, isto é, parte da porção do Povo de Deus, que vive nesta Diocese, demonstrando sua solidez e clareza na opção do seguimento à pessoa de Jesus Cristo e no anuncio do Evangelho.

Criada pelo então Papa João Paulo II, no dia 23 de abril de 1990, desmembrada da Arquidiocese de Vitória e instalada no dia 15 de julho de 1990, a Diocese de Colatina logo confirmava sua vocação, junto com seu primeiro bispo, dom Geraldo Lyrio Rocha, de ser uma Igreja bem estrutura: organização da Cúria Diocesana, construção do Seminário Maior, na Serra (ES), construção da Casa de Formação Propedêutico, em Colatina, e a construção da Casa Sacerdotal, também em Colatina.

Em se tratando da Evangelização, a Diocese de Colatina está realizando a sua 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, ou seja, confirmando sempre o seu carisma de ser uma Igreja "Povo de Deus"’, valorizando os ministérios leigos: ministro de Batismo, ministro extraordinário da Eucaristia e ministro qualificado do Matrimônio. Outra riqueza desta Igreja são as pastorais que buscam nos seus carismas o esforço de traduzir em gestos concretos a imagem do Cristo, Bom Pastor. Não podemos nos esquecer dos movimentos, sobretudo os de cunho apostólico que vêm desempenhando um grande papel na árdua missão de evangelizar. Estas forças vivas fazem da Diocese de Colatina uma Igreja que se alimenta do mesmo espírito que soprou sobre o Concílio Vaticano II e que nos convida a interpelar as realidades de injustiça que aniquilam o homem, afastam-no da presença de Deus e o torna indiferente aos ensinamentos do Evangelho.

Agradecemos a Deus por viver em uma Igreja que busca sempre ser o Seu rosto na imagem do irmão, junto com nosso pastor dom Décio Sossai Zandonade, os presbíteros, diáconos e todo Povo de Deus. Ao mesmo tempo, fica sempre o apelo ao Nosso Senhor Jesus Cristo, pastor e guia de nossas vidas, que jamais caiamos na indiferença, na sombra do medo, na sensação de que já está tudo feito, pronto e acabado. Que o comodismo não tome conta da nossa vida, das lideranças, das comunidades e também de nossos padres.

Parabéns Diocese de Colatina! Parabéns a vocês que ajudaram a edificar esta Igreja! Contamos sempre com suas orações e alegria. Que Nossa Senhora da Saúde interceda sempre a Deus por nos!

Padre Roberto Marcelino de Oliveira
Coordenador Diocesano de Pastoral