Cáritas: Projeto Economia Solidária promove oficina sobre potencialidades regionais

O grupo já esteve reunido em outras oficinas

No próximo sábado (23/6), a Cáritas Diocesana de Colatina promoverá mais uma oficina do Projeto Economia Solidária, que é realizado, desde 2011, em parceria com o Banco do Nordeste Brasileiro (BNB).

A oficina acontece em Colatina e traz o tema “Potencialidades Regionais: produção, consumo e comercialização solidária e desenvolvimento local”. Trata-se da quarta atividade do projeto e encerra, desta forma, a meta de incentivo a iniciativas de geração de trabalho e renda junto a famílias e grupos que atuam na agricultura e na produção artesanal.

Nesta próxima atividade, são esperadas 20 pessoas, que são referências no projeto. Elas recebem capacitações para multiplicar, localmente, os princípios da economia solidária. O foco do projeto são as comunidades da região semiárida de Colatina, Pancas, São Roque do Canaã e Baixo Guandu. Para isso, são oferecidos cursos, assistência técnica, oficinas, estudos, trocas de experiências e intercâmbios, por meio dos quais os participantes conhecem experiências de outros empreendimentos solidários.

Fundo rotativo
Outro objetivo do Projeto Economia Solidária é permitir a implantação, com apoio direto da Cáritas, de fundos rotativos solidários. Esses fundos funcionam como uma organização de crédito na categoria de finanças solidárias, constituídos por uma gestão compartilhada de recursos baseados na economia solidária. A partir da contribuição dos grupos envolvidos, o recurso circulará entre eles, beneficiando-os. Após utilizar o recurso financeiro de que necessitaram, eles fazem a devolução dos valores para que outras pessoas possam usufruí-lo.