Reunidos em Aparecida, bispos vão divulgar mensagem sobre as eleições municipais

Bispos permanecem reunidos até quinta

Prosseguem os trabalhos da 50ª Assembleia Geral da CNBB, que acontece desde o dia 17 de abril, em Aparecida (SP). Ao todo, 335 bispos titulares e eméritos estão participando dessa edição do evento, que tem como tema “A Palavra de Deus na Vida e Missão da Igreja”. O bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, está presente.

Nesta segunda-feira (23/4), os trabalhos se voltaram novamente para o tema central do encontro. Eles também iniciaram a votação das eleições para os delegados que devem participar do Sínodo dos Bispos, cuja Assembleia Geral acontece em outubro, em Roma, e vai tratar do tema “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”. A votação final será na manhã desta terça (24/4).

Mensagem sobre as eleições

O presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, anunciou que a CNBB vai marcar sua atuação de orientadora dos cristãos católicos e das pessoas de boa vontade de todo o Brasil com uma mensagem sobre as eleições municipais deste ano, a ser lançada no final da Assembleia.

A mensagem dos bispos está sendo preparada e colocada em discussão no plenário da Assembleia em várias sessões. Este ano, o texto deve trazer elementos novos e fundamentais para ajudar os eleitores no processo de discernimento do voto livre e consciente.

Bispos aprovam projeto de solidariedade entre as dioceses

O bispo de Caçador (SC), dom Severino Clasen, e os outros bispos da comissão que trata de projeto “Comunhão e Partilha – Igreja Solidária” apresentaram argumentos para a formatação de um plano de ajuda para as dioceses que passam por dificuldades financeiras.

Entre outros pontos, o projeto prevê que todas as dioceses do Brasil, inclusive as que serão beneficiadas, deem uma pequena contribuição para um fundo de solidariedade voltado para a formação dos seminaristas. A assembleia reagiu com grande simpatia à proposta.