Candidatos ao Diaconato Permanente serão ordenados

Futuros diáconos permanentes: ordenados para servir

A Diocese de Colatina está prestes a viver um momento inédito em sua história: a ordenação de seus dez primeiros diáconos permanentes. “Assumo diante do Senhor a responsabilidade de acolher no primeiro grau do sacramento da Ordem, como diáconos permanentes, esses acólitos”, anunciou o bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade, em carta enviada recentemente às comunidades eclesiais.

Cinco candidatos serão ordenados no dia 29 de abril, às 9 horas, na Catedral de Colatina. Já os outros cinco serão ordenados em 6 de maio, também às 9 horas, na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, no centro de Linhares. Ambas as missas serão celebradas por dom Décio.

Conheça os futuros diáconos permanentes:

A serem ordenados em Colatina:
Jorcelino Elias (Paróquia São Roque – São Roque do Canaã)
José Brás Galimberti (Paróquia Nossa Senhora da Glória – Colatina)
Luciano Schultz (Paróquia São Francisco de Assis – Laranja da Terra)
Nelson José Grobério (Paróquia Santa Luzia – Pancas)
Vilson Roque Sperandio (Paróquia Nossa Senhora Medianeira – Itaguaçu)

A serem ordenados em Linhares:
Carlos Rogério Rossi (Paróquia Santa Rita de Cássia – Linhares)
Getulio José Sulz Salles (Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Linhares)
Rudney Koppe (Paróquia Bom Pastor – Linhares)
Roberto Carlos Carvalho de Almeida (Paróquia Santa Rita de Cássia – Linhares)
José Maria Rebli (Paróquia São João Batista – Aracruz)

O que é Diaconato Permanente?
Diaconato é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os outros dois são o Presbiterato e o Episcopado. Portanto, diáconos, presbíteros e bispos compõem a hierarquia da Igreja. Com a ordenação, o diácono deixa de ser leigo e passa a fazer parte do clero. O diácono permanente pode ser casado. Quanto à vida social, ele deverá vivê-la plenamente na dimensão da família, do trabalho e da Igreja.

O que faz o diácono permanente?
Diaconia quer dizer serviço. Então, o diácono é ordenado para servir. Na Celebração Eucarística, ele tem funções próprias: servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar para o abraço da paz, purificar os vasos sagrados e fazer a despedida.

Qual é a formação do diácono permanente?
Para serem ordenados, os diáconos permanentes estudam Teologia. Na Diocese de Colatina, os candidatos frequentam a Escola Diaconal São Filipe, em Ibiraçu. A formação desse primeiro grupo que será ordenado teve início em fevereiro de 2009 e foi concluída no final de 2011. Além da grade curricular, eles realizaram seminários e oficinas ao longo do curso.

No começo deste ano, a Diocese de Colatina acolheu nove outros candidatos ao Diaconato Permanente.