Debate de alto-nível marca Fórum Diocesano em preparação para a 8ª Assembleia

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Público do Fórum superou as expectativas

Mais de 160 pessoas, entre leigos e padres, compareceram ao Fórum Diocesano em preparação para 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, marcada para outubro deste ano.

O evento aconteceu no Centro de Formação e Assistência Social (Cefas), em Marilândia, no último sábado (17/3), e suscitou debates aprofundados sobre a atual conjuntura econômica, política, ecológica e religiosa. Cinco especialistas de cada uma dessas áreas tomaram a dianteira da seguinte discussão: quais são os principais desafios vividos hoje pela nossa sociedade?

O cenário econômico foi apresentado pela economista e ex-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Paula Vescovi. Ela traçou, inicialmente, um panorama histórico mundial da economia até chegar à situação atual vivida pelo Brasil e, em particular, pelo Espírito Santo. Ana Paula mostrou-se otimista com o momento de prosperidade econômica capixaba, mas manifestou também preocupação quanto à distribuição dos royalties de petróleo e aos desafios posteriores à atual fase de crescimento.

Já o professor de administração da Ufes, João Gualberto Vasconcellos, estabeleceu críticas corajosas em relação ao cenário político do Estado. Assim como Ana Paula, ele também retomou fatos da história política do país que justificam seus atuais entraves. No debate, em particular, João Gualberto respondeu com clareza dúvidas a respeito de como deve ser a ação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres políticos.

“Código Florestal” foi o assunto a que o professor do departamento de Ecologia da Ufes, Luiz Fernando Schettino, se dedicou com mais afinco. Schettino explicou o que muda com a aprovação do novo código e as consequências negativas para o meio ambiente e para a própria economia, já que milhões de multas ambientais serão perdoadas. Ele também tirou dúvidas a respeito do uso de agrotóxicos, por exemplo, assunto importante para a região, que se destaca na produção agrícola.

As razões para o pluralismo religioso
O painel sobre o cenário eclesial e de pluralismo religioso foi apresentado pelo professor doutor em Filosofia da Religião da Ufes, Edebrande Cavalieri, e também pelo diretor do Instituto Santo Tomás de Aquino, padre Manoel José de Godoy. Ambos traçaram um painel sobre o avanço de novas denominações religiosas e quais são os desafios internos da Igreja Católica para atrair e manter seus fiéis. Foi um olhar lúcido e franco sobre os atuais desafios da Igreja, o que provocou uma autoanálise dos participantes sobre sua atuação como leigos e líderes de comunidades.

Clique aqui para ver mais fotos.

Fórum nas Áreas
O coordenador de Pastoral, padre Roberto Marcelino de Oliveira, conduziu os trabalho do Fórum Diocesano e se surpreendeu com o número de participantes. “Superou as nossas expectativas. Esperamos que assim também seja durante a Assembleia, em outubro”, afirmou ele.

De abril a maio, uma nova etapa da 8ª Assembleia será cumprida: os fóruns das cinco Áreas Pastorais. Clique aqui e confira todos os passos da 8ª Assembleia de Pastoral.

Oração da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Divino Espírito Santo, Jesus em união com o Pai nos garantiu vossa presença renovadora no meio de nós. Vinde e aquecei nossos corações com o fogo do vosso Amor, a fim de que nos empenhemos com renovado ardor nos trabalhos da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral. Ajudai-nos com vossa luz a encontrar caminhos que motivem crianças, jovens e adultos a empenharem suas vidas na construção do Reino querido e manifestado em Jesus. Queremos ser uma Igreja de braços abertos, acolhedora, profética, corajosa e comprometida com os mais pobres. Maria, que invocamos como Nossa Senhora da Saúde, símbolo maior de abertura à vossa ação criadora, nos ensine a deixar-nos plasmar pela ação de Deus tornando nossa Igreja Particular de Colatina um sinal luminoso de esperança, justiça e paz. Amém.

Dom Décio Sossai Zandonade
Bispo diocesano

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: