Rede Cáritas define prioridades e objetivos para os próximos quatro anos

Agentes discutiram ações e definiram grupos de trabalho

Agentes da Cáritas de todo o país estiveram reunidos nesta semana para participar do Fórum Nacional da Cáritas Brasileira, em Brasília.

Durante o evento, foi concluído o Plano Quadrienal (2012-2015) com as ações que vão nortear a entidade pelos próximos anos. A Rede Cáritas definiu como diretriz geral de ação seu “comprometimento com a construção do Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial, na perspectiva de um projeto popular de sociedade democrática”.

Para isto, três prioridades foram estabelecidas: promover e fortalecer iniciativas locais e territoriais de desenvolvimento solidário e sustentável; defender e promover direitos, mobilizações e controle social das políticas públicas; e organizar e fortalecer a Rede Cáritas.

No fórum, foram definidos ainda grupos de trabalho nas seguintes frentes: Juventude, Gestão de Risco, Formação, Mobilização de Recursos, Relações Internacionais, Voluntariado e Questão Urbana.

78ª Reunião do Conselho Consultivo
Com o término do Fórum Nacional, aconteceu a 78ª Reunião do Conselho Consultivo da entidade. Na ocasião, foi aberto um espaço para o diálogo entre o Secretariado Nacional e os Regionais Cáritas. Dentre os temas debatidos estavam a sustentabilidade e a articulação da rede para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho deste ano, no Rio de Janeiro.