Fórum Diocesano: nomes de peso vão discutir os desafios da sociedade atual

No próximo sábado (17/3), em Marilândia, um grande Fórum Diocesano vai esquentar o clima da 8ª Assembleia de Pastoral entre os leigos e religiosos de todas as 30 paróquias da Diocese de Colatina.

Cerca de 120 lideranças devem participar deste momento que contará com especialistas na dianteira de uma importante discussão: quais são os principais desafios vividos hoje pela nossa sociedade?

O evento deverá esclarecer o contexto atual em diferentes esferas de atuação: econômica, política, ecológica e religiosa. A partir desse olhar, será possível ainda apontar caminhos para superar as adversidades.

O fórum acontece no Centro de Formação de Assistência Social (Cefas), em Marilândia.

Especialistas de renome vão falar
Os trabalhos no Fórum Diocesano serão conduzidos pelo coordenador diocesano de Pastoral, padre Roberto Marcelino de Oliveira. O bispo diocesano, dom Décio Sossai Zandonade, também estará presente e fará uma síntese de toda a discussão. Ao todo, cinco especialistas de peso no cenário estadual e nacional vão focar um eixo social diferente.

A economista, Mestre em Administração Pública e ex-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Paula Vescovi, é uma das palestrantes e vai focar a questão econômica no Estado. Já a política será assunto para o professor doutor em Ciências Políticas e diretor do Instituto de Pesquisas Futura, João Gualberto.

O eixo ecológico será apresentado pelo doutor em Ciência Florestal e professor do departamento de Oceanografia e Ecologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Luiz Fernando Schettino.

O painel religioso irá envolver tanto o aspecto eclesial quanto o pluralismo religioso, assunto para o professor doutor em Filosofia da Religião da Ufes e membro do Conselho Estadual de Ética Pública, Edebrande Cavalieri. O enfoque também será tratado pelo padre Manoel José de Godoy, professor e diretor executivo do Instituto São Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG).

Programação
Conheça a programação do fórum:
8h – Oração inicial
8h20 – Acolhida
8h30 – Fala do bispo diocesano
8h45 – Apresentação da metodologia do fórum (Pe. Roberto Marcelino)
9h – Fala sobre o eixo Econômico (Ana Paula Vescovi)
9h40 – Fala sobre o eixo Político (João Gualberto)
10h30 – Café
10h45 – Debate
11h15 – Fala sobre o eixo Ecológico (Luiz Fernando Schetino)
12h – Debate
12h20 – Almoço
13h30 – Fala sobre o eixo Religioso-eclesial (Edebrande Cavalieri)
14h20 – Fala sobre o eixo Religioso-eclesial (Pe. Manoel Godoy)
15h15 – Debate
15h45 – Fala do bispo diocesano
16h – Encaminhamentos
16h25 – Café

Deixe um comentário

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: