Brasil vai sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Brasil na vanguarda de economia que inclui reciclagem e energias renováveis

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) anunciou, recentemente, que o Brasil foi escolhido para sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser realizado no dia 5 de junho.

O tema deste ano é “Economia verde: ela inclui você?”. A ideia é estimular todas as pessoas a pensarem como a economia verde pode fazer parte do dia a dia de cada um. O Programa espera ainda que as pessoas avaliem se o caminho para a economia verde pode fornecer os resultados sociais, econômicos e ambientais necessários para um mundo de sete bilhões de habitantes.

Estima-se que, até 2050, seremos nove bilhões de pessoas. O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com 200 milhões de habitantes, e o quinto em extensão, com 8,5 milhões de quilômetros quadrados. O país já havia sediado o Dia Mundial do Meio Ambiente na véspera da Eco 92, quando líderes mundiais, representantes de governos e organizações internacionais se reuniram para discutir um caminho para o desenvolvimento sustentável.

Brasil na vanguarda da economia verde
Segundo o Sub-Secretário Geral e Diretor Executivo do Pnuma, Achim Steiner, ao celebrar novamente o Dia do Meio Ambiente no Brasil, “estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para forjar um novo caminho que reflita novas realidades e oportunidades do novo século”.

Segundo o relatório “Rumo a uma Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza”, publicado pelo Pnuma, o Brasil está na vanguarda da construção de uma economia que inclui reciclagem, energias renováveis e geração de empregos verdes. O programa estima que o país tem realizado uma das maiores reduções na emissão de gases de efeito estufa do mundo em consequência de seus esforços na redução das taxas de desmatamento.

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: