Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 já tem logomarca oficial

Símbolo oficial da JMJ Rio 2013

Nos últimos dias, milhões de jovens do mundo inteiro viveram a expectativa de conhecer o símbolo da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá no Rio de Janeiro, em 2013.

O autor da logomarca é o designer gráfico Gustavo Huguenin, de 25 anos, da cidade de Cantagalo, região serrana do Rio. No momento da apresentação da logo, o Cristo Redentor foi iluminado com as cores verde e amarelo, em referência ao país sede da próxima JMJ.

A logomarca oficial, escolhida por meio de concurso, foi divulgada nesta terça-feira (7/2), no Rio de Janeiro. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, o presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, e o recém-nomeado Secretário da Congregação para os Bispos, dom Lorenzo Baldisseri, foram algumas autoridades presentes no lançamento.

Dom Orani lembrou que a Jornada vai muito além do Rio de Janeiro ou do Brasil. “Os jovens vão levar daqui valores novos para o mundo. Alegra-me ver que podemos fazer desse trabalho local um serviço de amor para o mundo. Estaremos influenciando o presente e o futuro”, disse.

Clique aqui e confira reportagem do Jornal Nacional sobre esse assunto.

A logomarca

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos, o coração assumiu papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa nossa acolhida, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz contida nela reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.

"Foi uma atitude de fé participar desse concurso", disse o autor Gustavo Huguenin. "Para mim é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento católico do mundo, ainda mais com o Santo Padre, e que essa imagem estará associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus Cristo na JMJ Rio2013", destacou.