Dom Décio comemora, nesta quinta, 15 anos como bispo

Dom Décio: trajetória marcada por inúmeras iniciativas

A Festa da Apresentação do Senhor, que será celebrada nesta quinta-feira (2/2), terá um significado especial, este ano, para a Diocese de Colatina: seu bispo, dom Décio Sossai Zandonade, irá comemorar 15 anos de Ordenação Episcopal. Uma grande missa em ação de graças irá acontecer na Catedral de Colatina, às 19h30. Na ocasião, ele também abrirá oficialmente o ano da 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral.

A notícia de que dom Décio havia sido escolhido pelo Papa para ser bispo o pegou de surpresa. Ele era então um padre de 54 anos que atuava em Belo Horizonte. “Chorei muito”, narra ele. A carta de João Paulo II foi entregue pelo arcebispo da capital mineira, cardeal dom Serafim Fernandes de Araújo, em novembro de 1996. As palavras deste, na ocasião, estão ainda vivas nas memórias de dom Décio: “A graça do episcopado é maior que todos os limites, não tenha medo”.

A ordenação episcopal aconteceu no dia 2 de fevereiro de 1997, em sua terra-natal, Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo. Foi o próprio dom Décio quem ajudou pessoalmente a preparar a liturgia e demais detalhes da celebração.

Um padre para ser nomeado bispo precisa reunir uma série de qualidades. Para dom Décio, o fato de ele ser um estudioso e conhecedor dos meios de comunicação social chamou a atenção da cúpula da Igreja e pesou na sua escolha para ser bispo. Define ele sobre si mesmo: “sou um bispo pastor, educador e comunicador”.

O lema episcopal deste bispo que celebrou cerca de 100 mil crismas é “Domine ut videam”, que quer dizer “Senhor, que eu veja” (Lc 18,41). “Lembra o cego de Jericó que, percebendo a passagem de Jesus, abandonou o manto de mendigo à beira do caminho, deu um salto decidido, suplicou a cura de sua visão e, curado, prosseguiu no seguimento de Jesus”, explicou.

Momentos que marcaram sua trajetória episcopal

Dom Décio selecionou alguns dos momentos e acontecimentos mais marcantes de seus 15 anos como bispo:

– Os seis anos (1997-2003) em que esteve a serviço da Arquidiocese de Belo Horizonte, como bispo auxiliar: “celebrar Crismas era uma das minhas principais atividades. Calculo que tenha crismado cerca de 70 mil pessoas nesta época”. Já na Diocese de Colatina, chegou a crismar 2 mil em 24 horas. São 100 mil no total.
– A criação da TV Horizonte: “foram dois anos de muito trabalho e inúmeras dificuldades. A Arquidiocese de Belo Horizonte já possuía um jornal e duas rádios. Faltava a TV para compor ao que batizamos de Rede Catedral. A TV iniciou com uma programação de 24 horas”.
– O relacionamento com empresários cristãos e administradores públicos: “há os que criticam, mas defendo uma atuação consciente da Igreja junto a esses públicos”.
– A direção do Setor de Comunicação Social da CNBB durante quatro anos (1998-2002): “uma das iniciativas mais marcantes foi a realização do 1º Mutirão Brasileiro de Comunicação. No ano passado, o evento, que reúne milhares de comunicadores de todo o país, chegou à 7ª edição.
– O esforço para tornar mais próximo o presbitério na Diocese de Colatina.
– O apoio para o crescimento do Grupo Cordis, que hoje é referência nacional na produção de paramentos litúrgicos.
– Valorização do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde como um local que convida à espiritualidade e à devoção mariana.
– Trabalho especial para elaborar o plano pastoral da Diocese de Colatina: “as assembleias diocesanas são uma atividade interna, mas elas devem nos manter em diálogo permanente com o mundo”.
– As inúmeras visitas pastorais.
– A formação dos jovens seminaristas.
– O investimento numa comunicação mais próxima com o povo de Deus.

Curtas, por dom Décio

Uma comida: frango caipira
Um lugar: Venda Nova do Imigrante e Colatina
Um livro: “O Senhor”, de Romano Guardini